Skip to content

Cooperação Internacional em Atenção Primária em Saúde avança no Nordeste

Imprimir E-mail

nullRealizou-se na cidade de Teresina, PI, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2010, a "Oficina Estadual de Monitoramento e Avaliação do Projeto de Aperfeiçoamento da Gestão da Atenção Primária em Saúde". Este projeto visa melhorar a gestão da APS em quatro estados nordestinos com baixo IDH - Piauí, Ceará, Alagoas e Paraíba.

As ações são desenvolvidas com a parceria das respectivas secretarias estaduais de saúde,  Universidade de Toronto, Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA), Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), Ministério da Saúde do Brasil (DAB/SAS/MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS – Representação Brasil e BIREME).

nullNesta ocasião, foram apresentados os dez projetos de intervenção em saúde qualificados no estado do Piauí, cujos temas abrangem a redução das mortalidades materna e infantil, abordagem da hanseníase, redução da taxa de gravidez na adolescência, incremento ao aleitamento materno, redução das internações sensíveis à APS, aumento da cobertura de exames preventivos para o câncer de colo uterino e aumento da detecção e cadastramento de hipertensos.

Estes projetos guardam relação estreita com as Metas de Desenvolvimento do Milênio da OMS (MDG) e com os temas de cooperação com o Governo do Brasil, gerando um grande movimento de mobilização local nos estados clientes e promovendo a difusão de boas práticas alinhadas à APS Renovada e às Redes Integradas de Saúde.

Os recursos nacionais para a execução deste projeto são executados em parceria com a OPAS/OMS no Brasil através do Termo de Cooperação 49 e com a supervisão técnica dos Drs. Renato Tasca e Newton Lemos.

Última atualização em Ter, 09 de Março de 2010 14:05

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595