Skip to content

Seminário Internacional para Avaliação das Ações de Controle Químico de Aedes aegypti, no Brasil

Foi realizado, em Brasília, nos dias 10 e 11 de março, Seminário Internacional para Avaliação das ações de Controle Químico de Aedes aegypti. Este Seminário teve por objetivo geral prosseguir impulsionando às iniciativas de intercâmbio de experiências nesta área de controle de vetores tanto no nível nacional como internacional.

 Além deste objetivo, o seminário buscou fortalecer os conhecimentos nacionais em cinco temas específicos: a) atualizar a situação da resistência de Aedes aegypti a inseticidas; b) atualizar as alternativas de inseticidas disponíveis para controle de Aedes aegypti; c) avaliar a atual estratégia de manejo da resistência; d) definir critérios para inclusão de inseticidas na programação de aquisição do Ministério da Saúde; e e) elaborar recomendações para estudos a serem realizados nesta área.

Assim, além da participação dos técnicos do Ministério da Saúde, e de Institutos de Pesquisas, a exemplo da FIOCRUZ do Rio de Janeiro e Pernambuco, deve-se destacar a ativa participação dos técnicos da OPAS/OMS – Dr. Enrique Gil, que participou na solenidade de abertura do evento; Dr. José Luis San Martin, do Programa Regional de Dengue da OPAS/OMS; Dr. Raman Velayaudhan, do programa da Dengue da OMS; Dr. Christian Frederickson, OPAS/OMS CAREC, e Dr. Haroldo Bezerra, profissional nacional/dengue OPAS/OMS-BRA.

A Representação da OPAS/OMS no Brasil ressalta a importância do evento, o qual reafirma a disposição do Ministério da Saúde em trabalhar em parceria com as demais esferas de gestão do SUS, e com instituições nacionais e internacionais no sentido de garantir os subsidíos técnicos necessários ao uso racional do controle químico de vetores utilizados pelos diversos programas sob a gestão do Ministério da Saúde.

Foto:

Dr. Enrique Gil, Gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável- OPAS/OMS-BRA
Dr. Giovanini Coelho, Coordenador-Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue - SVS/MS
Dr. Raman Velayaudhan, Departamento de  Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas - OMS, especialista na área de Manejo e Ecologia de Vetores;
 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595