Boletins Panaftosa

Home


Cone Sul discute desenvolvimento de RH em Enfermagem para a Atenção Primária em Saúde

Imprimir E-mail

Encerra nesta quarta-feira, dia 17 de março de 2010, em Blumenau, Santa Catarina, o encontro entre representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai com o objetivo de discutir e apoiar Planos Nacionais de Desenvolvimento de Enfermagem. A organização do evento começou a ser discutida em dezembro de 2009, quando os países envolvidos estabeleceram o compromisso de apoio mútuo na busca de respostas a um dos principais desafios do chamado “Ação de Toronto para Recursos Humanos em Saúde”, que é o déficit de pessoal de enfermagem na subregião.

A abertura o evento contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde de Blumenau, Dr. Marcelo Lanzarin; do Gerente de Sistemas de Saúde da OPAS/BRA, Dr. Felix Rigoli; da Coordenadora Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde/Deges, Dra. Clarice Ferraz; e da Coordenadora de Recursos Humanos para a Região, Dra. Judith Sullivan.

A Escola Técnica de Saúde de Blumenau será a instituição brasileira de referência para apoiar a implementação da formação de trabalhadores técnicos de enfermagem, de acordo com as propostas de cooperação acordadas entre os países.

Destaca-se o apoio da Dra. Cláudia Lange, Diretora da Escola Técnica de Saúde de Blumenau, na viabilização do encontro, bem como a presença da Dra. Isabel Mendes, Diretora do Centro Colaborador OMS – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. A elaboração da agenda e a implementação do encontro contou com a participação da consultora Cláudia Marques, da Unidade Técnica de Recursos Humanos da OPAS/OMS.

 

Última atualização em Qua, 17 de Março de 2010 14:34
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595