Boletins Panaftosa

Home


OPAS/OMS no Brasil apóia a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/MS na realização da oficina para implantação do SARGSUS

Imprimir E-mail


Aconteceu nos dias 11 e 12 de março, no Hotel Nacional, em Brasília, a  “Oficina Nacional para Implantação do Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão do SUS (SARGSUS)”, uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde. A proposta teve inicio em junho de 2009 e conta com a cooperação técnica da OPAS por meio do Termo de Cooperação 44.

A atividade reuniu gestores e técnicos do MS, das Secretarias de Saúde dos estados e das capitais e representantes dos Serviços de Auditoria do SUS (SEAUD) e dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).

A iniciativa é do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS (DEMAGS), que desenvolveu o novo sistema em parceria com o Departamento Nacional de Auditoria (DENASUS) e o Departamento de Informática do SUS (DATASUS).
 
De acordo com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antonio Alves de Souza, objetivo é fornecer aos gestores um instrumento informatizado que facilite a elaboração e o envio do Relatório Anual de Gestão (RAG), fortalecendo também o papel dos Conselhos de Saúde neste processo. “O SARGSUS utilizará bases de dados nacionais com informações que servirão para qualificar os processos e práticas do monitoramento e avaliação da gestão”, explica.
 
Representando a OPAS, Renato Tasca, coordenador da Unidade Técnica de Serviços de Saúde, destacou a importância da ferramenta, como apoio à gestão e portanto como contribuição direta no desenvolvimento do SUS, permitindo transparência e visibilidade de resultados.
Além de marcar o lançamento do SARGSUS, a programação da oficina em Brasília também foi um momento oportuno para discutir estratégias de implementação da ferramenta eletrônica nos estados e municípios e a agenda do Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS para 2010, no contexto da ParticipaSUS.

Última atualização em Sex, 19 de Março de 2010 09:21
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595