Skip to content

CEBES promove seminário sobre Determinação Social da Saúde e Reforma Sanitária

Imprimir E-mail

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) iniciou na manhã de sexta-feira, 19 de março de 2010, o Seminário Determinação Social da Saúde e Reforma Sanitária, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A mesa de abertura contou com a presença de Roberto Passos Nogueira, presidente do Cebes; José Paranaguá de Santana, coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS, representando a organização; Naomar de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Eduardo Mata, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e Mario Rovere, da Alames.

O presidente do Cebes, Roberto Passos Nogueira, lembrou que o conceito de determinação social da saúde e da doença tem origem nos estudos pioneiros da epidemiologia social latino-americana da década de 1970. Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório da UFBA.

                                                    

Falando em nome da Representação da OPAS/OMS no Brasil, José Paranaguá de Santana disse que a instituição reforçava o convite já formulado ao Cebes para desenvolver uma proposta similar, no contexto latino-americano, da experiência tão meritória que está empreendendo no Brasil. Há grande interesse em promover, junto com instituições congêneres, nesse contexto regional, o debate sobre os temas fundamentais sobre os processos de reforma sanitária, objeto dos seminários que o Cebes está realizando no País. O evento prossegue no sábado, durante todo o dia.

Clique aqui para mais informações

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595