Skip to content

Dia Mundial da Tuberculose - Ministério da Saúde apresenta os avanços e desafios para o Controle da TB

Imprimir E-mail

No Dia Mundial da Turbeculose, 24 de março de 2010, o Representante da OPAS/OMS no Brasil, juntamente com o Ministro da Saúde, o Deputado Chico D'ângelo Presidente da Frente Parlamentar de Aids e Tuberculose e demais autoridades participaram da solenidade em comemoração a esta data, que ocorreu no Auditório Emilio Ribas, Ministério da Saúde em Brasília.

Na ocasião foi apresentado pelo Coordenador Nacional do Programa de Controle da Tuberculose, Dr Draurio Barreira, um balanço sobre a situação da Tuberculose no país, com destaque para o aumento no aporte de recursos para ações do PNCT nos últimos anos, a redução no número de casos e óbitos de tuberculose, ampliação da cobertura do tratamento supervisionado e da descentralização das ações de controle da tuberculose para a atenção básica em todo o país.

O  Coordenador listou uma série de avanços obtidos pelo programa ao longo dos últimos anos como: a priorização política da tuberculose; ampliação de parcerias; da participação da sociedade civil e do controle social; articulação com diversas instituições; departamentos e organizações governamentais e não governamentais;atualização das normas técnicas; mudança do esquema de tratamento e implantação da dose única combinada e aumento da participação brasileira em fóruns e parcerias internacionais.

O Representante da OPAS/OMS no Brasil Eng. Diego Victoria em sua fala destacou a importância do dia mundial e a necessidade de ações inovadoras, tema da campanha deste ano. Parabenizou o Ministério da Saúde pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose, a partir dos avanços obtidos nos últimos ano, ter alcançado um patamar de destaque como os já reconhecidos Programa Nacional de Imunizações e Programa Nacional de DST/Aids. 

 

 

Última atualização em Sex, 26 de Março de 2010 08:04

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595