Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Unidade de Saúde Familiar organiza Missão conjunta OPAS/OMS e UNODC discute os temas “Drogas e álcool”

nullO programa conjunto da OPAS/OMS e o UNODC sobre dependência de drogas, tratamento e assistência foi criado com o objetivo de fortalecer a capacidade dos países para desenvolver estratégias de saúde dirigida aos usuários de drogas tendo em vista a integralidade da atenção, a intersetorialidade e a concepção da saúde como direito.

Para apresentar e discutir essa iniciativa junto ao governo brasileiro e seus parceiros está sendo realizada uma missão conjunta integrada pelo Dr.Vladimir Poznyak, coordenador do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS em Genebra, Dr. Gilberto Gerra, coordenador da Seção de Desenvolvimento Humano do UNODC em Viena e Dra. Maristela Monteiro coordenadora regional da Área de Álcool e Abuso de Substâncias da OPS/OMS em Washington. A missão se propõe divulgar o programa conjunto no Brasil e conhecer as experiências do país na promoção, prevenção e assistência aos usuários de drogas no âmbito dos serviços de saúde.

No marco da missão o dia 24 de março foi realizado na sede da OPAS o painel Programa de Ação Conjunto UNODC/OMS para a Ampliação do Tratamento para a Dependência de Álcool e outras Drogas e sua implicação com a saúde pública, que contou com a participação de mais de 70 técnicos do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, profissionais da área da justiça pesquisadores, representantes de outros órgãos de governo, membros de organismos internacionais e outros com o intuito de debater ações sobre a atenção aos usuários de drogas no país. 

O painel foi aberto pelo representante da OPAS no Brasil Engenheiro Diego Victória. A mesa de abertura contou com a participação do Secretário da Secretaria de Atenção à Saúde/MS, Dr. Alberto Beltrame, o Ministro Eduardo Botelho Barbosa da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, o Dr. Jose Luiz Telles diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/DAPES/SAS/MS, do Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Dr. Pedro Gabriel Delgado e do Representante do Escritório Regional para o Brasil e Cone Sul, Bo Mathaissen.

Vladimir Pozniak e Gilberto Gerra fizeram uma apresentação detalhada do programa, dos desafios das políticas dirigidas para os usuários de drogas e trouxeram evidencias científicas que retratam a complexidade deste problema no mundo e a necessidade de criar esforços para brindar uma atenção digna a esses setores. O debate foi conduzido pelo Dr. Pedro Gabriel Delgado num diálogo com os participantes que levantaram questões relacionadas com suas experiências no tema e com as possibilidades de fortalecer as capacidades do Brasil na implementação de políticas de prevenção, assistência e tratamento do uso de drogas.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595