Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS participa do 2ª LATINOSAN – Conferência Latinoamericana de Saneamento

null Os dados de cobertura de saneamento básico de 12 países da região de America Latina e Caribe, divulgados durante a  2ª Conferência Latinoamericana de Saneamento (LATINOSAN), mostram desafios comuns para cumprir as metas do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU), para 2015. 

De acordo com os compromissos do ODM,  cada país deve reduzir em 50% o déficit da área na coleta de esgoto até 2015 e entre os principais desafios estão a falta de implementação de políticas e estratégias setoriais, a carência de recursos e fontes de financiamento e um marco regulatório para o setor.
Segundo os informes apresentados Uruguai, Chile e Argentina estão muito próximos de alcançar as metas, mas a maioria dos países ainda não reduziu o déficit do serviço de esgotamento sanitário pela metade. Brasil e Colômbia enquadram-se no grupo que caminha rapidamente para o cumprimento do ODM, mas precisam manter os níveis atuais de investimentos no setor.

Um dos principais desafios apontados pelos participantes  está a redução do déficit de rede de esgotamento sanitário urbano  e ampliação do tratamento dos dejetos. Além disso, é preciso também  garantir a qualidade da água para abastecimento, reduzir as perdas e a intermitência no meio urbano e fortalecer os serviços de drenagem e  coleta e tratamento e destino final dos resíduos sólidos.

A 2ª Conferência Latinoamericana de Saneamento foi realizada em Foz do Iguaçu/Paraná, entre os dias 14 e 18 de março de 2010 . Ao final do evento os países participantes assinaram a declaração de Foz do Iguaçu destacando o compromisso de todos de intensificar as ações para atingir as metas do milênio relacionadas ao saneamento, buscando o universalização do acesso, especialmente para populações de baixa renda , periferias urbanas e área rural.

 A OPAS/OMS participou de dois painéis apresentando os temas de "Saneamento e Saúde: a integração de políticas públicas" e “Planos de Segurança da Água” além de participar de mesas sobre saneamento rural, educação ambiental e reuniões específicas com representantes do Programa de monitoramento conjunto  das Metas do Milênio (Joint Monitoring Programme) de responsabilidade da OMS e UNICEF.

Mais informações: www.latinosan.org.br

Carta de Foz do Iguaçu - LATINOSAN

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595