Skip to content

Ministério da Saúde e IBGE recebem reconhecimento pela realização do GATS no Brasil

null O Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE recebeu reconhecimento pela implantação do Global Adult Tobacco Survey no Brasil – GATS.  O GATS é um inquérito padrão para o acompanhamento sistemático do uso do tabaco entre adultos e para o acompanhamento de vários indicadores de controle do tabaco.

No Brasil, O GATS foi realizado em 2009. Antes, era conhecido como o Inquérito Especial sobre Tabagismo no Brasil – PETAB e foi conduzido como um suplemento especial de 2008 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, entre pessoas com 15 anos ou mais. A PNAD tem como objetivo fornecer informações básicas/dados para o estudo do desenvolvimento socioeconômico brasileiro. O GATS é um inquérito com representação nacional, realizado através de um protocolo consistente e padrão em todos os países, incluindo o Brasil. Ele aumenta a capacidade dos países para conceber, implementar e avaliar programas de controle do tabaco, ajudando-os a cumprir os compromissos assumidos com a Convenção-Quadro sobre o Controle do Tabaco – CQTC, no âmbito da Organização Mundial da Saúde – OMS. A OMS adota seis diretrizes gerais baseadas em evidências para intensificar as ações de controle de tabaco que incluem:

Monitor  - Monitorar o consumo de tabaco e as políticas de prevenção do tabagismo
Protect  - Proteger as pessoas da fumaça do cigarro
Offer   - Oferecer ajuda para abandonar o cigarro
Warn   - Advertir sobre o perigo do cigarro
Enforce - Impor a proibição da publicidade, a promoção e o patrocínio
Raise     - Aumentar os impostos sobre o tabaco

O reconhecimento foi realizado no Rio de Janeiro, conjuntamente com o lançamento do Suplemento de Saúde do IBGE. Estavam presentes os representantes da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS/OMS, Center for Diseases Control and Prevention – CDC, CDC Foundation, instituições que oferecem o reconhecimento.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595