Skip to content

Livro Saúde Ambiental: do global ao local

nullWashington, DC, 1 de abril de 2010 (OPS) — A Organização Pan-Americana da Saúde tem o orgulho em apresentar a tradução para Espanhol da primiera edição do livro “Salud Ambiental, de lo global a lo local” cujo editor é o Dr. Howard Frumkin, atual Diretor do Centro Nacional de Saúde Ambiental da Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças (NCEH/ATSDR). 

 Esta excelente publicação está orientada a construir, sistematizar e difundir conhecimentos, métodos e técnicas para a gestão ambiental. Esta tradução foi possível graças ao esforço conjunto entre a Área de desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental  e do Programa Ampliado de Livros e Textos e Materiais de Instrução (PALTEX) da OPAS/OMS.

Conteúdo e Prólogo 

É estimado que os fatores de risco ambientais tem a um nível mundial, engloba um rol significativo de mais de 80 doenças e lesões. Cerca 24% da carga mundial de doenças e 23% das mortes poderiam ser evitadas mediante intervenções ambientais, enquanto 33% das doenças  em crianças menores de cinco anos se deve a exposição aos riscos ambientais evitáveis, afetando principalmente as populações mais pobres.  Com um enfoque interdisciplinar, este livro leva em consideração as relações do ambiente e do desenvolvimento econômico, incluindo temas de especial relevância e atualidade como a justiça ambiental e a ética em saúde ambiental.

O livro analisa a prática de saúde pública ambiental e inclui capítulos sobre avaliação e comunicação de riscos, serviços de saúde, regulamentos e recursos leais, desenvolvimento econômico, urbanização e saneamento.

A OPAS/OMS incluiu um apêndice sobre Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental do livro de Saúde das Américas 2007, publicação qüinqüenal da OPAS/OMS que contem as condições de saúde e suas tendências na Região das Américas.

PALTEX: fundamento de acesso educativo em saúde

Na ocasião da próxima apresentação oficial do livro Saúde Ambiental: do global ao local, em um evento a realizar-se em Washington no dia 07 de abril (quarta-feira) de 2010 às 13h:00 (hora de Brasília), o programa PALTEX distribuirá o livro a todos interessados de toda América Latina em formas acessíveis e com condições vantajosas.  O programa PALTEX foi criado em 1967 dentro da estratégia de cooperação técnica da OPAS/OMS com os países da América Latina, em colaboração com a Fundação Pan-Americana de Saúde e Educação. O PALTEX é um programa especial da Área de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS, cuja missão é contribuir para elevar a qualidade eo impacto dos processos de sesenvolvimento educacional e de fortalecimento institucional nos países da Região das Américas mediante a oferta de materiais educativos relevantes e pertinentes, como é o caso do livro de Saúde Ambiental: do global ao local, que sejam acessíveis e atualizados para os estudantes e trabalhadores da saúde.

Para solicitar o livro, favor acessar o  catálogo de publicações do PALTEX

A OPAS/OMS foi estabelecida em 1902 sendo a organização de saúde pública mais antiga do mundo. É a Representação Regional para as Américas da Organização Mundial de Saúde e trabalha com os países para melhorar a saúde e a qualidade de vida de seus habitantes.

Para maiores informações, favor comunicar-se com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Técnica Editorial do Programa PALTEX, Área de Sistemas e Serviços de Saúde, tel. 001-202-974-3451(USA)


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595