Skip to content

OPAS/OMS e Ministério da Saúde definem novos projetos de cooperação Sul-Sul

Imprimir E-mail

A OPAS/OMS, por intermédio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), apoiará mais quatro novos projetos em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e com a Fiocruz/Ministério da Saúde. A aprovação dos projetos ocorreu no dia cinco de abril de 2010 na 10ª Reunião da Comissão de Programação do TC 41, com as presenças dos integrantes da Comissão:  Dr. Francisco Campos (Secretário da SGTES), Ministro Eduardo Botelho Barbosa (AISA/MS), Engenheiro Diego Victoria, titular da representação da OPAS/OMS no Brasil, Claúdia Parente (representando CRIS/Fiocruz)  e o Gerente do Programa, Dr. José Paranaguá de Santana, acompanhado pela equipe técnica do TC 41.

 

Na ocasião, foi definido apoio aos seguintes projetos: Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, um consórcio entre a Cátedra Unesco de Bioética na UnB e o Centro de Relações Internacionais em Saúde  da Fiocruz (CRIS); Projeto de Cooperação Técnica (CTP) no âmbito Brasil/PALOP para o fortalecimento da Rede ePORTUGUESe; CTP UnaSul para Reformas da Graduação com foco em Atenção Primária em Saúde (APS); e apoio ao Curso Internacional à distância Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito a Saúde, uma iniciativa que envolve o Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) OPAS/OMS (CVSP), o Programa de Direito Sanitário da Fiocruz em Brasilia (PRODISA), a Faculdade de Direito e Faculdade de Saúde Pública da UNB, o Centro de Ensino a Distância da UNB e o Centro de Estudos e Pesquisa de Direito Sanitário (Cepedisa/USP)  da Universidade de São Paulo.  

Tanto a SGTES como a OPAS/OMS salientaram a importância do Ministério de Saúde do Brasil identificar projetos de cooperação internacional que possam ser triangulados pela organização, por intermédio do TC 41, com os países membros da UnaSul e da CPLP, além de propor ações de apoio ao fortalecimento do Sistema de Saúde do Haiti, com ênfase na educação técnica. 

Última atualização em Sex, 09 de Abril de 2010 16:53

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595