Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil comemora o Dia Mundial da Saúde 2010

nullEm parceria com o Ministério da Saúde, a OPAS/OMS no Brasil comemorou este 7 de abril de 2010,  o Dia Mundial da Saúde apresentado as campanhas da OMS - "Mil cidades, Mil vidas", da OPAS - "Urbanismo e Vida Saudável" e do Ministério da Saúde - "Promoção da Saúde e Qualidade de Vida". Também foram apresentados os dados do VIGITEL 2009 e inaugurado o Mural Histórico da OPAS.  Durante o evento foi inauguradoo Mural Histórico da OPAS/OMS no Brasil e o plantio simbólico de três mudas de Ipê Roxo pelo Eng. Diego Victoria e Dr. José Gomes Temporão.

nullTodos os anos Organização Mundial da Saúde celebra na data de 7 de abril, em comemoração à sua constituição, o Dia Mundial da Saúde. A cada ano um tema diferente é escolhido para que seja cenário de debates, buscando promover a sensibilização entre os seus Estados-Membros. Em 2010 o tema definido foi "Urbanização e Saúde", com o lema “Mil cidades, mil vidas”. O tema foi selecionado em reconhecimento ao efeito que a urbanização traz à saúde coletiva e a todos os indivíduos.

Transmitindo as saudações da Diretora Geral da OMS, Dra. Margareth Chan e da Diretora da OPAS Dra. Mirta Roses, o Representante da OPAS no Brasil, Eng. Diego Victoria, agradeceu a presença do Ministro de Saúde, José Gomes Temporão, Dr. Carlyle Guerra de Macedo, Diretor Emérito da OPAS,  Dra. Marcia Basit, Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Dr. Gerson Penna, Secretário de Vigilancia em Saúde, outras autoridades nacionais e representantes das agências do Sistema de Nações Unidas estavam presentes nesta comemoração do Dia Mundial da Saúde.

nullDurante o evento foi apresentado o vídeo da Diretora Dra. Mirta Roses no marco desta celebração. Foram também apresentados os dados de VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) relacionados com atividade física e alimentação, pela Dra. Deborah Malta (Coordenadora da CGDANT/SVS/NS).

O Dr. Otaliba Libânio, Diretor do DASIS/SVS/MS, apresentou a campanha do Brasil: "Promoção da Saúde e Qualidade de Vida", que propõe a integração de todos os eixos da Política Nacional de Promoção da Saúde para promoção da qualidade de vida na cidade.

nullA proposta central do evento é promover sinergia entre Ministérios e as Secretarias estaduais e municipais em torno do tema da promoção da qualidade de vida, fazendo com que esta produção coletiva chegue aos participantes do evento de maneira objetiva, simples, acessível e possível de ser retomada e identificada no cotidiano das pessoas.

Após as apresentações o Minsitro da Saúde, José Gomes Temporão, valorizou a importância das campanhas do dia Mundial da Saúde, da OMS, da OPAS e do Brasil onde buscam uma reflexão como contribuição para a qualidade de vida da população através da promoção da saúde.

Acesse os links para as apresentações:

Dia Mundial da Saúde - Dra Deboah Malta

Dia Mundial da Saúde - Dr Otaliba Libânio

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595