Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Home


A OPS/OMS entrega prêmio de reconhecimento internacional ao IBGE e Ministério da Saúde pela realização de pesquisa de tabagismo

nullComo reconhecimento do esforço nacional e pelo compromisso pela luta contra o tabagismo, a OPS/OMS fez a entrega de um prêmio ao Brasil na quarta-feira, 31 de março de 2010, pela realização de pesquisa sobre o uso de tabaco no país. A pesquisa Global Adult Tobacco Survey - GATS foi realizada graças a uma parceria entre a OPS/OMS, Bloomberg Philantropies, Center for Disease Control and Prevention - CDC, CDC Foundation - CDCF, Johns Hopkins University, IBGE e Ministério da Saúde do Brasil.

O GATS é um inquérito com representação nacional, realizado através de um protocolo consistente e padrão entre os países que o realizam, incluindo o Brasil. O inquérito aumenta a capacidade dos países para conceber, implantar e avaliar programas de controle do tabaco, ajudando-os a cumprir os compromissos assumidos com a Convenção-Quadro sobre o Controle do Tabaco – CQTC, no âmbito da Organização Mundial da Saúde – OMS.

No Brasil, o inquérito foi realizado em 2009 e conduzido como um suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, entre pessoas com 15 anos ou mais. Os resultados apresentaram dados inéditos como prevalência de fumantes na faixa etária pesquisada, gasto do brasileiro com cigarro, impacto da mídia na percepção das pessoas sobre o tabaco e a proporção dos dependentes que tentam deixar o vício e recorrem à assistência na rede pública.

O prêmio foi entregue ao ministro José Gomes Temporão por Enrique Gil, representando a OPS/OMS, e ao presidente do IBGE, Eduardo Nunes por Verla Nerlund, representando a CDC Foundation.

Também estiveram presentes na solenidade Adriana Blanco (Assessora Regional – OPS/OMS - WDC), Nelson Atehortua (OPS/OMS - WDC), Samira Asma (Associate Director - National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion), Luiz Antônio Santini (Diretor-Geral – Instituto Nacional de Câncer), Glauco Oliveira (Profissional Nacional - OPS/OMS - BRA), gerentes e técnicos do Ministério da Saúde, INCA, ANVISA, entre outras instituições.

O conteúdo integral do inquérito pode ser acessado aqui - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Tabagismo - 2008 

 

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595