Skip to content

Cooperação Sul-Sul na pauta do Congresso de Saúde Global na AL e Caribe e Consórcio de Educação em Saúde Global

Imprimir E-mail

O I Congresso de Saúde Global na América Latina e Caribe e o XIX Congresso do Consórcio de Educação em Saúde Global serão realizados simultaneamente de nove a onze de abril de 2010 no Instituto Nacional de Saúde Pública do México, na cidade de Cuernavaca. A consultora da OPAS/OMS no Brasil, Roberta Freitas Santos, participa do encontro e apresentará o projeto CIRHUS- Curso Internacional de Especialização em Gestão de Recursos Humanos, uma das várias iniciativas no âmbito da cooperação Sul-Sul apoiadas pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da representação da OPAS/OMS no Brasil, SGTES/Ministério da Saúde e Fiocruz.

Mateus Rodrigues Cerqueira, da ANVISA, também participa do evento e explicará o projeto de fortalecimento institucional da área de regulação de medicamentos em Moçambique, atualmente desenvolvido pela agência brasileira. Cristiane Famer Rocha, da UFRGS, apresentará o trabalho sobre a rede ObServer, que reúne uma lista de mensagens de comunidade virtual de interesses, conhecimentos e práticas no planejamento e gestão da força de trabalho em saúde na região das Américas e que atualiza periodicamente tendências e fatos, atividades e publicações que ajudam na transformação da força de trabalho em saúde.
 
Os dois eventos realizados no México têm o objetivo de mostrar a variedade de ações internacionais em desenvolvimento no setor saúde, em especial as relacionadas à cooperação Sul-Sul, de modo a envolver os países da Europa e da América do Norte com os países da América Central, do Sul e Caribe. A intenção é que as ações bem-sucedidas sejam compartilhadas por todos.
 
Os principais temas de discussão nos dois congressos são: Educação em Saúde Global, Lições Aprendidas com a Gripe H1N1, Alianças Institucionais, Ética e Equidade, Determinantes Sociais, Diplomacia em Saúde, Educação e Desenvolvimento de RH em Saúde, Prática Clínica, DST/AIDS e Enfermagem.
 

Saúde Global

ObservatórioRH

Última atualização em Sex, 09 de Abril de 2010 17:41

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595