Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Brasil analisa o perfil do tabagismo por macrorregiões

 

No período de 12 a 16 de abril, foi realizada no Rio de Janeiro uma oficina de Trabalho para elaboração do Relatório Técnico da Pesquisa Especial de Tabagismo – PETAB.

A PETAB foi realizada em 2009, por meio de uma parceria entre a OPAS, Ministério da Saúde e IBGE. A PETAB delineou o perfil dos fumantes de 15 anos ou mais de idade no Brasil. A metodologia utilizada foi adaptada a partir do Global Adult Tobacco Surveillance – GATS, que faz parte do sistema de vigilância do tabaco proposto pela Organização Pan-Americana de Saúde para o monitoramento do uso de produtos de  tabaco nos países.

Durante o evento, os participantes analisaram com mais profundidade os resultados obtidos pela pesquisa, buscando relacioná-los com os impactos causados pelo conjunto de ações empreendidas nos últimos anos pelo país para o controle do tabaco. Foram objeto de ampla discussão os cenários específicos de cada região e a situação atual dessas ações nas macro-regiões geográficas.

A oficina foi organizada com base nos temas específicos da pesquisa e no relatório descritivo apresentado pelo IBGE. Posteriormente, esses textos serão reunidos e aprimorados, resultando na elaboração e publicação de um Relatório Técnico Final do Brasil, no formato sugerido pelo Comitê Internacional do GATS.
A OPAS foi representada por Glauco Oliveira (OPAS-BRA) e Roberta Caixeta (PAHO-WDC).

Estiveram presentes Sara Mirza do Center for Disease Control and Prevention – CDC, Benjamin Apelberg de John Hopkins University, Luiz Antonio Santini, Diretor Geral do Instituto Nacional do Câncer - INCA, Márcia Quinqtslr, Diretora de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Humberto Martins, Gerente de Produtos e Derivados de Tabaco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, além de técnicos de todas as instituições mencionadas.

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595