Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS no Brasil apoia discussão sobre o controle da dengue no Distrito Federal.

 Na data de 13 de abril, se reuniram na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com o Gabinete de Crise para dengue, o representante da Coordenação Nacional do Programa da Dengue/MS, Dr. Carlos Melo e o Profissional Nacional para Dengue-OPAS/OMS, Dr. Haroldo Bezerra, para discutir as ações de prevenção e controle da dengue no Distrito Federal. A reunião também teve a participação do Secretário da Saúde do Distrito Federal, Dr. Joaquim Carlos da Silva de Barros, e do Sub-Secretário de Vigilância em Saúde, Dr. Alan Kardec Rezende Nápole.

Na opotunidade o Sub-Secretário de Vigilância em Saúde, Dr. Alan Kardec Rezende Nápole, ressaltou a atenção que o Governo do Distrito Federal/GDF vem dando a questão da dengue, principalmente neste momento em que a situação se vê agravada pelo aumento da notificação de casos, e agradeceu o apoio da OPAS/OMS e Minitério da Saúde. Segundo dados da Secretaria de Saúde, neste ano, até esta data, foram notificados 7.475 casos, o que corresponde a um aumento de 904,7% quando comparado a igual período de 2009.

Para enfrentamento desta situação o Governo do Distrito Federal vem desenvolvendo uma série de ações, as quais são discutidas, avaliadas e apresentadas aos gestores por meio do Gabinete de Crise para dengue. Na oportunidade foram discutidas as ações de controle vetorial na área de Planaltina, região que apresenta, no momento, o maior número de casos, com 1.555 notificações. Dentre as atividades discutidas estavam aquelas relacionadas ao manejo ambiental de criadouros, em uma ação articulada ao Setor de limpeza urbana do GDF, e que também mobiliza à população para retirada dos cridouros dos ambientes domiciliares.

Foi também discutida ações a serem desenvolvidas pelos Agentes comunitários de saúde. Deve-se também destacar o apoio que as Forças Armadas vem prestando ao GDF, com a cessão de 200 militares que estão realizando atividades de controle de vetores, sendo: 100 militares do Exército, 50 da Marinha e 50 da Aeronáutica. Nesta mesma linha de controle do vetor, o GDF está utilizando o amparo legal, quando necessário, para adentrar em imóveis fechados que sejam risco quanto a existência de criadouros do Aedes aegypti.  Na área de comunicação, o GDF fez um importante investimento em mídia (rádio, tv, busdoor etc ) para alertar a população para o risco da dengue, e a necessidade de adoção de atitudes e práticas que previnam a proliferação do vetor.

A Representação da OPAS/OMS no Brasil destaca a relevância e importância das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Distrito Fedral no enfrentamento da dengue, e reitera seu apoio técnico alinhado a Estratégia de Cooperação mantida com o Governo Brasileiro.

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595