Skip to content

UNA-SUS discute catalogação e oferta de recursos educacionais

Imprimir E-mail

Para debater estratégias de catalogação de recursos educacionais produzidos pelas instituições integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), foi realizada em Florianópolis, nos dias 12 e 13 de abril, uma oficina com participação de todas as instituições parceiras, colaboradores e gestores do SUS, com o apoio da Unidade Técnica de Recursos Humanos da OPAS/OMS por intermédio do TC 58.

A ENSP/Fiocruz, que participou da oficina por meio do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP), do qual é responsável, já oferece acervo de recursos educacionais no Campis. A ENSP está fazendo a revisão de seu material com o objetivo de reorganizar os objetos de aprendizagem, incluindo os objetos referentes aos seus cursos.

A decisão da diretoria da Escola está de acordo com recente determinação da SGTES/Ministério da Saúde sobre catalogar todos os recursos educacionais financiados pelo próprio ministério nos últimos cinco anos. Esse catálogo visa dar visibilidade a essa produção, permitindo o intercâmbio de recursos e possibilitando sua avaliação e validação pelo Ministério da Saúde e tendo como foco os conteúdos produzidos pelos Núcleos de Telessaúde e pela Universidade Aberta do SUS.

A Oficina da Rede UNA-SUS abordou vários temas, como o fluxo de validação de recursos educacionais, padrões estruturais e semânticos de metadados, repositórios de objetos digitais e integração dos repositórios com sistema de gestão educacional (SGE). Durante a oficina, também foi apresentado um panorama global de como será o modelo tecnológico que aportará o projeto UNA-SUS. O consultor da OPAs/OMS junto a SGTES, Vinícius Oliveira, participou do evento.

Saiba mais

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595