Boletins Panaftosa

Home Página Inicial OPAS e Ministério da Saúde promovem reunião para discussão da redução do consumo de sal na população


OPAS e Ministério da Saúde promovem reunião para discussão da redução do consumo de sal na população

 nullNo dia 26 de abril de 2010 reuniram-se na OPAS representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, ANVISA e das sociedades brasileiras de Cardiologia, Hipertensão e Nefrologia, para discutir documento referente à "Recomendação para as Políticas Nacionais para a Redução do Consumo de Sódio na População". Esta foi uma atividade interprogramática das unidades técnicas de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis e segurança alimentar e nutrição.

 

Ana Beatriz Vasconcellos, representante do Ministério da Saúde e membro do Grupo de Trabalho Regional para a redução do consumo de sódio nas Américas apresentou o documento produzido por especialistas internacionais sobre tema. Este documento apresenta propostas destinadas aos governos, indústrias de alimentos, associações, sociedades científicas, ONGs e OPAS para a implementação de ações voltadas à redução de consumo de sódio visando a redução de problemas cardiovasculares nas populações.

As sociedades científicas e o Ministério da Saúde endossaram a Recomendação e elaboraram uma proposta de projeto de lei que obriga os fabricantes a informar, nos rótulos das embalagens, os produtos que contêm quantidade elevada de sódio.

Atualmente O aumento da pressão arterial é o principal fator de risco de morte. Nas Américas, entre 1/5 a 1/3 de todos os adultos têm hipertensão e quando se alcança 80 anos de idade, pode-se esperar que mais de 90% sejam hipertensos. A adição do sal de cozinha aos alimentos no momento da refeição não é o único problema. Na maioria das populações, a maior quantidade de sal na dieta provém de pratos preparados e pré-cozidos, incluindo pão, carnes processadas, embutidos, além dos cereais matinais.

Acesse o documento de Recomendação para as políticas nacionais em:

Leia mais sobre a proposta do projeto de lei em (http://www.camara.gov.br/internet/JornalCamara/default.asp?selecao=materia&codMat=56137&codjor=)

 

 

Mais informações sobre o concurso de desenho, clique aqui!

 

 


 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595