Skip to content

Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP discute agenda em Portugal

Imprimir E-mail

A Rede de Escolas Técnicas de Saúde (RETS) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizou ampla reunião na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, Portugal, de 21 a 23 de abril de 2010, para discutir o plano de um curso de capacitação docente em educação profissional em saúde.

A reunião também serviu para aprofundar a discussão sobre a organização da especialização lato sensu em educação profissional em saúde entre os representantes da Rede de Escolas Técnicas, com vistas à elaboração da proposta final do curso, que deve ser iniciado no segundo semestre deste ano.

As oficinas de trabalho realizadas pela RETS-CPLP inserem-se no âmbito do Eixo Estratégico Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS CPLP 2009-2012), onde a estruturação da Rede de Escolas Técnicas de Saúde é considerada um projeto prioritário. A iniciativa é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por intermédio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e envolve a formação docente, assessoria para a formulação de projetos político pedagógicos,  planejamento curricular e fortalecimento da estrutura organizacional.

Participaram do evento representantes do setor saúde de Angola, Cabo Verde, Guiné Biassau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e do Brasil. Fizeram parte da  representação brasileira a consultora da OPAS/OMS junto a SGTES/MS, Cláudia Marques; Clarice Ferraz, do MS; e Anamaria Corbo,  Carlos Batistella e Marcela Pronko  da  EPSJV/Fiocruz/MS.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595