Boletins Panaftosa

Home Página Principal Reunião entre OPAS/OMS no Brasil e Hemobras


Reunião entre OPAS/OMS no Brasil e Hemobras

nullO Representante Eng. Diego Victoria recebeu na sede da OPAS juntamente com Consultores da UT de Medicamentos e Tecnologias, na terça-feira 13 de abril, o Presidente da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia ― HEMOBRAS, o Senhor Romulo Maciel Filho e sua chefe de Gabinete a Senhora Eloisa Machado.

Durante a reunião foram discutidas as linhas estratégicas da Cooperação Técnica entre OPAS e HEMOBRAS por meio do Termo de Cooperação assinado em 2006.

Ademais, o apoio técnico da OPAS a HEMOBRAS terá sinergia com o novo Termo de Cooperação assinado pela OPAS com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos ― SCTIE sobre o Desenvolvimento do Complexo Industrial em Saúde.

HEMOBRAS apresentou suas prioridades quanto à reorganização interna e o desenvolvimento institucional da Empresa e informou que brevemente realizará uma Oficina de planejamento institucional em Recife. As prioridades identificadas durante a Oficina permitirão reorientar a Cooperação Técnica com a OPAS. Informou também que parte da sede da Empresa será transferida para a cidade de Goaina/PE, porém a Empresa manterá um Escritório em Brasília. Além disso, foi enfatizada a necessidade de criar projetos sociais articulados com os Sistemas de saúde locais para promover o desenvolvimento sustentável.

HEMOBRAS está prospectando articulação com novos parceiros para desenvolver e qualificar a produção de produtos biotecnológicos, bem como para identificar novos nichos de mercado. A Cooperação Internacional com países da Região e com a França tendo como foco a Transferência de Tecnologia representa outra prioridade considerando que uma das metas é a autonomia nacional na produção de Hemoderivados abastecendo pelo menos 15% do mercado nacional até 2015.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595