Skip to content

II Curso Internacional de Metodologias de Avaliação de Resistência de Aedes aegypti a Inseticidas.

nullA Representação da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS no Brasil em parceria com o Ministério da Saúde e Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realizaram, de 19 a 30 de abril, o II Curso Internacional de Metodologias de Avaliação de Resistência de Aedes aegypti a Inseticidas, no marco do 11º Termo de Cooperação para Dengue.

Os principais objetivos do curso foram apoiar o avanço e a consolidação da rede de monitoramento de resistência de Aedes aegypti a inseticidas, avaliação de outros laboratórios que possam se integrar a rede, e a capacitação de multiplicadores.

nullAs aulas foram ministradas pela equipe do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artropódes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que está localizado no Instituto de Biologia do Exército (IBEx) no Rio de Janeiro.
O curso incluiu aulas teóricas e práticas sobre biossegurança em insetários, estratégias de monitoramento, verificação de resistência e bioensaios. No total foram capacitados 12 técnicos, sendo oito nacionais e quatro internacionais: Argentina (2) e  Paraguai (2).


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595