Skip to content

OPAS/OMS Brasil no Equador para atividades de cooperação técnica: Serviço de atenção integral, amigável, diferenciado e confidencial para adolescentes

nullEntre os dias 24 a 30 de abril de 2010 foi realizada uma missão ao Equador para o apoio ao estabelecimento de serviços de atenção amigável, diferenciado e confidencial para adolescentes. Foi realizada uma visita de campo ao Hospital Isidro Ayora e ao sub-centro de Saúde Alpachaca no Equador. Esta atividade foi fruto de uma cooperação técnica da OPAS/OMS Brasil e o governo do Equador.  

 Foram realizadas trocas de experiências com a visita ao Hospital Gineco-obstétrico Isidro Ayora e ao Centro de Saúde de Alpachaca. Além disso, atividades de reconhecimento de problemas e necessidades institucionais formativas, assim como, inquietudes, debilidades e fortalezas pessoais, éticas e de conduta profissional. Todas as atividades de cooperação técnica foram realizadas no marco da institucionalização e implementação de serviços de atenção integral, amigável, diferenciado e confidencial para adolescentes.

Participaram da missão Dra Dolores Fernandez, diretora da maternidade IPERBA; Dra. Maria Jose Silva, diretora da maternidade Tsyla da Bahia; Dra Sandra Amaral, vice diretora da Magalhães e Dra Ana Paula Torres que é coordenadora de ASAJ. Ainda participaram do Brasil Dra Cristina Menezes, secretaria executiva da secretaria municipal de saúde de Olinda; Dra Sonia Lucas, diretora da maternidade Brites de Albuquerque; Dra Inês Tenório, coordenadora de saúde da mulher da secretaria de saúde de Olinda, Pernambuco.

A missão também foi integrada pelo consultor internacional Patrício Jamriska, OPAS/OMS, o diretor do Hospital Isidro Ayora, além de consultores internacionais como Jorge Naranjo e Susana Guijarro. Do Equador participaram Dr. Oscar Suriel, OPAS/ECU; Dr. Carlos Peralta, diretor do Centro de Saúde Alpachaca, Dra. Gioconda Gavilanes (chefa nacional da área de Saúde de Adolescentes, MSP). Todas as atividades foram coordenadas por Dr. Luis Felipe Codina, Gerente da UT/SFSAN.

Active Image

Active Image

Active Image

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595