Skip to content

Reunião discute Cooperação Técnica entre OPAS/OMS no Brasil e USAID

nullO Representante da OPAS/OMS no Brasil, Eng. DiegoVictoria, com sua equipe de Gerentes de Área, receberam na Representação Brasil no dia 10 de maio de 2010 o Embaixador dos Estados Unidos da América, Sr. Thomas Shannon, que junto com o Segundo Secretário da Embaixada, o Gerente de Programas da USAID e Oficiais de Programa de Tubercuose e HIV/AIDS, revisaram as ações de cooperação Técnica que a Organização Pan-Americana da saúde desenvolve em parceria com a USAID para o Brasil.

nullForam apresentados na reunião os importantes avanços que a Cooperação Técnica vem alcançando nos temas de Tuberculose, Malária na Amazônia e as conquistas no marco da eliminação do Sarampo, Rubéola e Poliomielite. Da mesma forma, foi apresentado o trabalho realizado nos programas de Atenção Materna na Adolescência , Saúde e Amazônia e os projetos financiados por Bloomberg nas áreas de Tabaco e Acidentes de Trânsito.

O Embaixador parabenizou a Organização e demonstrou grande interesse no trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com a USAID e o Governo dos Estados Unidos, demonstrando seu interesse em continuar apoiando os laços de trabalho conjunto e o aprofundamento das intervenções em nível local, principalmente na preparação e resposta que o país deve realizar para reduzir os riscos de transmissão por Tuberculose durante os Jogos Olímpicos de 2016, para o qual considera necessário dar continuidade às reuniões entre ambas as instituições.

nullDurante a reunião foi informado que a Organização Pan-Americana da Saúde está apoiando a capacitação de profissionais do Ministério da Saúde do Brasil para o desenvolvimento de competências no campo da Saúde Pública no contexto de grandes eventos.

Com este objetivo, dois consultores foram treinados no Canadá durante o período dos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Vancouver durante fevereiro de 2010, e outros três receberão treinamento similar durante a Copa do Mundo de Futebol que será realizada na África do Sul em junho e julho de 2010”.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595