Skip to content

Lançamento da campanha: Cirurgias Seguras Salvam Vidas (OPAS/OMS- MS/SAS – ANVISA e CBC)

Imprimir E-mail

nullO Ministério da Saúde do Brasil aderiu à campanha: Cirurgias Seguras Salvam Vidas (OPAS/OMS- MS/SAS – ANVISA e CBC) (Safe Surgery Saves Lives), cujo objetivo é melhorar a segurança do cuidado cirúrgico em todo o mundo, definindo padrões de segurança que podem ser aplicados em todos os países membros da OMS.

O foco dessa iniciativa é a adoção nos hospitais de uma Lista de Verificações  um “checklist” padronizado, preparado por especialistas para ajudar as equipes cirúrgicas a reduzirem as ocorrências de danos ao paciente.

Materiais disponibilizados:

Manual - Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

Guia - Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

Lista de Verificações "Check-list" - Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

Cartaz -Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

O Ministério da Saúde / Secretaria de Atenção à Saúde , Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Tecnologia em Serviço de Saúde  e Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde representação Brasil e Colégio Brasileiro de Cirurgiões, lançaram oficialmente o segundo desafio mundial para a segurança do paciente através do projeto: Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

Objetivos do projeto:

•        Implementação da lista de verificação de segurança cirúrgica nos centros hospitalares com uma avaliação integral do paciente previamente a cada procedimento cirúrgico, em caso de cirurgia eletiva e de acordo com a condição de cada paciente em urgência.

•       Garantir os padrões de segurança estabelecidos para realizar procedimentos cirúrgicos. Garantir que os eventos adversos apresentados na sala de cirurgia e recuperação sejam registrados de forma  efetiva garantir adequada atenção do paciente pós cirúrgico, tanto na sala de recuperação como no leito hospitalar.

 

 

Última atualização em Qua, 09 de Junho de 2010 07:37

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595