Skip to content

Lançamento da campanha: Cirurgias Seguras Salvam Vidas (OPAS/OMS- MS/SAS – ANVISA e CBC)

nullO Ministério da Saúde do Brasil aderiu à campanha: Cirurgias Seguras Salvam Vidas (OPAS/OMS- MS/SAS – ANVISA e CBC) (Safe Surgery Saves Lives), cujo objetivo é melhorar a segurança do cuidado cirúrgico em todo o mundo, definindo padrões de segurança que podem ser aplicados em todos os países membros da OMS.

O foco dessa iniciativa é a adoção nos hospitais de uma Lista de Verificações  um “checklist” padronizado, preparado por especialistas para ajudar as equipes cirúrgicas a reduzirem as ocorrências de danos ao paciente.

Materiais disponibilizados:

Manual - Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

Guia - Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

Lista de Verificações "Check-list" - Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

Cartaz -Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

O Ministério da Saúde / Secretaria de Atenção à Saúde , Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Tecnologia em Serviço de Saúde  e Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde representação Brasil e Colégio Brasileiro de Cirurgiões, lançaram oficialmente o segundo desafio mundial para a segurança do paciente através do projeto: Cirurgias Seguras Salvam Vidas.

Objetivos do projeto:

•        Implementação da lista de verificação de segurança cirúrgica nos centros hospitalares com uma avaliação integral do paciente previamente a cada procedimento cirúrgico, em caso de cirurgia eletiva e de acordo com a condição de cada paciente em urgência.

•       Garantir os padrões de segurança estabelecidos para realizar procedimentos cirúrgicos. Garantir que os eventos adversos apresentados na sala de cirurgia e recuperação sejam registrados de forma  efetiva garantir adequada atenção do paciente pós cirúrgico, tanto na sala de recuperação como no leito hospitalar.

 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595