Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS participa de campanha contra Hanseníase organizada pela FUAM, Amazonas.

nullO centro colaborador da OPAS/OMS, Fundação Alfredo da Matta (FUAM), realizou, no sábado dia 8 de maio, um mutirão para busca ativa de casos de hanseníase no bairro Jorge Teixeira em Manaus.

 

 

nullCoordenado pela Enfermeira Emilia dos Santos Pereira da FUAM, a instituição participou com mais 15 profissionais (4 médicos, 1 assistente social, 4 técnicos em dermatologia e 2 técnicos administrativos), com a ajuda de  4 profissionais de saúde da Prefeitura Municipal (SEMSA) e do ponto focal para hanseníase da OPAS/OMS no Brasil.

 

nullForam realizados cerca de 400 exames dermatológicos de triagem, destes, 231 resultaram em atendimento médico. Foram diagnosticados 3 casos novos de hanseníase paucibacilar, um menina de 5 anos e duas mulheres adultas.

 

 

No Brasil, a maioria dos casos de hanseníase detectados são do sexo masculino. Na campanha deste sábado a grande maioria do atendimento foi de mulheres e crianças. Observa-se a necessidade de buscarmos estratégias inovadoras que resultem no exame de mais pessoas do sexo masculino. 
 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595