Skip to content

Curso Básico para a Atenção Integral à Saúde do Adolescente

Imprimir E-mail

nullNo mês de março de 2010 foi realizado o Curso Básico para Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em São Paulo. Esta é uma importante atividade do projeto interagencial Segurança Humana, que é desenvolvido pela OPAS/OMS, UNESCO, UNICEF e UNFPA em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social no município de São Paulo.

Esse curso, organizado em conjunto pela Secretária Municipal de Saúde de São Paulo e a OPAS/OMS no Brasil, tem como objetivo capacitar profissionais da saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para a atenção integral à saúde de adolescentes, visando a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a redução da morbimortalidade nesse grupo etário. Além disso, essa atividade busca contribuir para o desenvolvimento de ações e atendimentos diferenciados para adolescentes nestes serviços.

O curso foi realizado no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e foi dividido em dois módulos.


O Módulo I, que aconteceu nos dias 08, 10, 15 e 17 de março, contou com a participação de 90 profissionais da saúde de nível universitário e abordou aspectos psicossociais do desenvolvimento e do atendimento de adolescentes, incluindo temas como a ética no atendimento, legislação, sexualidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos, vulnerabilidade e risco na adolescência, uso abusivo de álcool e outras drogas, gravidez, violência, transtornos alimentares, entre outros.


O Módulo II aconteceu nos dias 22, 24 e 29 de março e participaram 35 médicos entre pediatras, hebiatras, generalistas e ginecologistas que atendem adolescentes nas UBS e ESF. Este segundo módulo foca as especificidades clínicas do atendimento de adolescentes abordando temas como a anticoncepção e contracepção de emergência, doenças sexualmente transmissíveis/aids, imunização na adolescência, monitorização do crescimento, avaliação do estado nutricional e outros.

 

Última atualização em Sex, 14 de Maio de 2010 16:23

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595