Skip to content

Curso de Sensibilização e Apoio ao Aleitamento Materno

Imprimir E-mail

nullNo mês de abril de 2010 foi realizado o Curso de Sensibilização e Apoio ao Aleitamento Materno para gestores e profissionais da saúde da Região Leste da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Esta é uma importante atividade do Projeto Interagencial Segurança Humana, que é desenvolvido pela OPAS/OMS, UNESCO, UNICEF e UNFPA em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura do Município de São Paulo. 

Esse curso, organizado em conjunto pela Secretária Municipal de Saúde de São Paulo e a OPAS/OMS no Brasil, tem como principal objetivo sensibilizar os gestores hospitalares e de Unidades Básicas de Saúde da Região de Itaquera da Zona Leste do Município de São Paulo sobre a importância do aleitamento materno na promoção de saúde.


O Aleitamento Materno  é reconhecidamente um dos fatores mais importantes para a redução da mortalidade infantil e para a melhora de vínculo do binômio mãe-bebê. Na pesquisa de práticas alimentares no primeiro ano de vida realizada em 2008 pelo Ministério da Saúde, verificou-se uma prevalência de aleitamento materno exclusivo de 39,1% e aleitamento materno  predominante de 14,9%. Apesar de se observar um aumento da prevalência do aleitamento materno nos últimos anos, ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Portanto, é fundamental a implantação e implementação de estratégias para aumentar as taxas de aleitamento materno exclusivo até 6 meses e de aleitamento materno até 12 meses.


Desta forma, a OPAS/OMS e a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, através do  Projeto Segurança Humana de São Paulo, vem desenvolvendo diversas ações de promoção e proteção ao aleitamento materno e o Curso de Sensibilização e Apoio ao Aleitamento Materno foi uma das ações.
O curso foi realizado no Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera – CCMI e contou com a participação de 45 profissionais de saúde de 03 hospitais municipais da região leste de são paulo e de 20 Unidades Básica de Saúde do distrito de Itaquera, onde o Projeto Segurança Humana é desenvolvido.

Leia mais sobre aleitamento materno na Unidade de Segurança Alimentar e Nutrição

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595