Skip to content

VIII Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde para Enfermagem e Obstetrícia

Imprimir E-mail

A cidade de São Paulo será a sede da VIII Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia, que será de 28 a 30 de julho de 2010. O evento é organizado em parceria com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, que é Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem desde 1988. A conferência tem o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS por meio do TC 41.

Fazem parte da história da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 1.285 alunos de graduação formados, 717 mestres, 459 doutores formados e 280 cursos de extensão realizados. O Centro também colabora com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tendo concedido 20 títulos de Bacharelado, 10 de Licenciatura, 3 de Mestrado, 2 de Doutorado, 4 cursando Bacharelado, 20 estagiários em 2007 e oferecido 10 estágios em 2008. No mandato de 2006-2010, a direção do Centro Colaborador está a cargo das professoras Dras. Isabel Amélia Costa Mendes e Lucila Castanheira Nascimento.

Entrevista com Isabel Mendes

Qual a importância do Centro Colaborador no cenário mundial?

Os Centros Colaboradores têm como função colocar em prática ações a partir das prioridades e estratégias definidas pela OMS. Na Enfermagem em especial, a prioridade é a formação de recursos humanos no Brasil, na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa- PALOP, por meio de cursos presenciais e a distância, como forma de modificar o cenário precário no atendimento de saúde nas regiões de maior carência de lideranças na área.

Como está organizado o Centro?

A OMS tem 900 centros colaboradores no mundo, mas somente a área de Enfermagem é organizada em rede, reunindo atualmente 45 instituições, e tem o Brasil como sede, até 2012, pela primeira vez em 20 anos de existência.  No Brasil, outros 21 centros são dedicados a outras especialidades.

Quais as prioridades do Centro em 2010?

Além de dar continuidade as suas propostas dentro de objetivos pré-estabelecidos, a reunião que acontecerá em julho será uma das prioridades, uma vez que é um encontro bianual dos dirigentes dos diferentes Centros Colaboradores para discutir temas de relevância nas diversas áreas da saúde, bem como intensificar a visibilidade das suas ações e buscar interações que resultem em ações práticas dentro dos objetivos da Rede Global.

Como estão os preparativos para a conferência?

Toda a estrutura e equipe já está montada. O site está no ar. Profissionais e líderes da área de saúde de mais de 20 países já confirmaram presença, entre eles a princesa da Jordânia, Muna AL-Hussein. A Conferência será num dos mais modernos centros de eventos do país, o  Sheraton WTC. As vagas para o evento são limitadas. Todas as informações estão disponíveis no site.


Clique aqui para mais informações

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595