Skip to content

UnaSus discute agenda em reunião na OPAS/OMS

Imprimir E-mail

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) realiza dias 17 e 18 de maio de 2010 reunião para discutir o planejamento das atividades da Universidade Aberta do SUS (UnaSus), na sede da representação da OPAS/OMS em Brasília. A atividade tem o apoio da Unidade Técnica de Políticas de Recursos Humanos em Saúde, via TC 57. Uma das ações em discussão é a estratégia de cooperação internacional Sul-Sul com o uso da telemedicina.

Também constam da pauta de discussões a construção de uma agenda para a realização de oficinas de capacitação no âmbito da UnaSus; apresentação das diretrizes e orientações para gestão dos direitos autorais dos projetos; estrutura das coordenações temáticas da instituição; estratégias de integração temática com o Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) da OPAS/OMS com a plataforma da Bireme; integração temática da UnaSus com a Rede Universitária de Telemedicina e aprovação de um plano de trabalho para a implantação do Portal UnaSus.

A reunião foi coordenada pelo consultor da OPAS/OMS junto a SGTE$/MS, Vinícius Oliveira, e contou com a participação do gerente da UT de RH em Saúde da OPAS/OMS, Felix Rigoli, e do coordenador do Programa de Cooperação Internacional da OPAS/OMS, José Paranaguá de Santana.

Declaração de Brasília

Ao final do encontro, os coordenadores dos projetos Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS) firmaram um protocolo de entendimento no qual comprometem-se a participar de forma colaborativa em uma rede  de educação a distância que compartilhe objetos de aprendizagem desenvolvidos e experiências de formação, qualificação e educação permanente de profissionais do Sistema Único de Saúde.

Constituem o Fórum de Coordenadores de Projetos UnA-SUS, visando fortalecer essa rede cooperativa voltada para a consolidação da Estratégia Saúde da Família, para a Gestão em Saúde e outras políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do SUS, os seguintes profissionais:

Adélia Delfina da Motta Silva Correia – SES/MS
Alberto Cebukin - Unifesp
Alessandra Martins dos Reis – FESF-SUS Bahia
Altacílio Nunes – USP Ribeirão Preto
Alysson Lemos – CGVam/SVS – OPAS-OMS
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira - UFMA
Ana Maria Franklin - Unicamp
Anaclaudia Gastal Fassa - UFPEL
Carina Lino - UFRJ
Carmen Fróes - UFRJ
Cristina Fátima dos Santos Crespo – Canal Minas Saúde - SES/MG
Edinalva Neves Nascimento – UnA-SUS / DEGES / SGTES / MS
Edison José Corrêa - UFMG
Eduardo Xavier - UnA-SUS / DEGES / SGTES / MS
Gislaine Santos - UnA-SUS / DEGES / SGTES / MS
Jeane S. C. Tavares - UFRB
Kenya S. Reibnitz - UFSC
Lina Sandra Barreto Brasil - UnA-SUS / DEGES / SGTES / MS
Luiz Roberto de Oliveira - UFC
Luiz Carlos Galvão Lobo - UnA-SUS / DEGES / SGTES / MS
Maria Eugênia B. Pinto - UFCSPA
Paulo Roberto Volpato Dias - UERJ
Ricardo Zago - UnA-SUS / DEGES / SGTES / MS
Rosangela Bello - CISBAF
Vinícius de Araújo Oliveira - UnA-SUS / DEGES / SGTES / MS, OPAS-OMS

 

Última atualização em Qui, 20 de Maio de 2010 14:40

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595