Skip to content

Bahia deverá ser o segundo estado com Política de Alimentação e Nutrição

Imprimir E-mail

Nos dias 18 e 19 de maio de 2010 foram realizadas reuniões na Secretaria de Saúde da Bahia com o objetivo de iniciar o processo de elaboração da Política Estadual de Alimentação e Nutrição. Esta é uma atividade de cooperação técnica da OPAS no Brasil através do TC 53. 

A proposta é elaborar a política estadual através de um processo de construção coletiva. Além da participação de áreas técnicas da SESAB com interface direta com as ações de nutrição, considera-se fundamental a participação dos conselhos estaduais de saúde e segurança alimentar e nutricional, além do conselho regional de nutricionistas, academia, entre outros.

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), publicada em 1999, tem como propósito a garantia da qualidade dos alimentos colocados para o consumo no País, a promoção de práticas alimentares saudáveis e a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais, bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos. A PNAN integra a Política Nacional de Saúde, inserindo-se no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional. Ainda, compõe um conjunto de políticas de governo voltadas à concretização do direito humano à alimentação adequada.

Ao completar dez anos de sua publicação, a PNAN apresenta avanços e tem ainda importantes desafios. Com o objetivo de avaliar a implementação desta Política com vistas ao avanço e consolidação desta enquanto promotora de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio da articulação entre o SUS e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) através da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN) está a organizar um processo sistemático da avaliação destes avanços e desafios. Entre os meses de abril e maio de 2010 foram realizados seminários estaduais de alimentação e nutrição com o objetivo de fazer um balanço das ações em dez anos em nível estadual. E, na segunda semana de junho de 2010 será realizado o seminário nacional.

 

Última atualização em Ter, 22 de Fevereiro de 2011 14:17

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595