Skip to content

OPAS/OMS Brasil na abertura do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Começaram nesta terça-feira passada (25), as atividades do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o VII Congresso de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, no Centro de Atividade Expogramado, em Gramado (RS).  O evento, promovido pelo CONASEMS reúne cerca de 2.500 participantes de diversas regiões do Brasil.

 Com o tema “Construindo o SUS no século XXI: Direito a saúde e meio ambiente”, o congresso tem o objetivo de avaliar a saúde pública do Brasil, compartilhar experiências bem-sucedidas nos municípios e projetar o futuro do SUS. Todas as deliberações serão reunidas na Carta de Gramado, documento que servirá como norte para os secretários de saúde elaborarem estratégias de ação em seus municípios.

A Cerimônia de abertura foi presidida pelo Exmo. Sr. Ministro de Estado da Saúde, José Gomes Temporão, que discursou sobre as grandes conquistas do SUS nestes 22 anos de existência constitucional, seus desafios na próxima década e sobre o protagonismo do sistema público universal de saúde brasileiro nos fóruns e organizações multilaterais internacionais.

Nosso Representante, Dr. Diego Victoria, apresentou suas saudações ao público presente, ressaltando a importância do SUS Brasileiro no cenário mundial, a influência positiva que as ações de saúde pública no Brasil têm representado para todo o continente americano e incentivando o público presente para que cuide do SUS como um verdadeiro patrimônio da população brasileira.

A Organização Pan-Americana da Saúde foi elogiada nas falas de várias autoridades na cerimônia de abertura, principalmente por sua parceria de cooperação técnica e seus esforços para auxiliar na mitigação de epidemias e contribuição pára a implementação do SUS no Brasil.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595