Skip to content

Lançamento da publicação “Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação”.

A Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS), por meio do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECIIS) do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS Brasil) lançaram o livro “Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação” como principal resultado da Oficina de Biossegurança em Saúde realizada nos dias 15 e 16 de junho de 2009 na sede da OPAS/OMS.

A publicação, inédita no âmbito da CBS, pretende apresentar ao leitor a sistematização e os avanços nas discussões que buscam formar o consenso de um conjunto de atores nacionais entorno da pactuação sobre os princípios, diretrizes e objetivos nacionais na área de biossegurança em saúde.

No Brasil, a biossegurança começou a ser institucionalizada a partir da década de 80 quando o Brasil tomou parte do Programa de Treinamento Internacional em Biossegurança ministrado pela OMS que teve como objetivo estabelecer pontos focais na América Latina para o desenvolvimento do tema.

Organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (Dr. Zich Moysés Júnior e Dr. Pedro Binsfeld) e Unidade Técnica de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da OPAS/OMS Brasil (Dr. Christophe Rerat e Dra. Priscila Andrade) a publicação traz os resumos executivos dos palestrantes, a compilação das apresentações e discussões ocorridas durante a oficina e os pontos prioritários para as ações da CBS no período de 2009/2010.

A realização da Oficina em 2009 contribuiu fundamentalmente para promover o debate sobre a necessidade de elaboração de uma Política Nacional de Biossegurança em Saúde, objeto em permanente discussão que conta com a participação das Secretarias de Vigilância à Saúde (SVS), da Atenção à Saúde (SAS), da Assessoria de Assuntos Internacionais (AISA) do Ministério da Saúde, além da Fiocruz, Funasa e ANVISA.

A íntegra do livro pode ser acessada aqui.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595