Skip to content

4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: para o desenvolvimento sustentável

Imprimir E-mail

nullFoi realizada, no período de 26 a 28 de maio de 2010, no Golden Tulip Brasília Alvorada em Brasília, DF a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tema “Para o desenvolvimento sustentável”, o evento pretendeu formular propostas para a construção de uma Política de Estado para a CT&I, ancorada em um desenvolvimento sustentável, do ponto de vista econômico, ambiental e social.

Precedida por cinco conferências regionais, seis seminários temáticos e vários encontros com diversos segmentos, a 4ª CNCTI permitiu um grande envolvimento da sociedade e um aprofundamento de questões centrais para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Organizada em torno de quatro grandes eixos do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010 (1. O Sistema Nacional de CT&I; 2. Inovação na Sociedade e nas Empresas; 3. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; e 4. CT&I para o Desenvolvimento Social), a conferência teve como principal objetivo formular uma proposta de política para os próximos dez anos.

No âmbito do setor saúde, a Sessão Paralela “Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde: o Futuro de uma Política Setorial” que ocorreu no dia 26 de maio, contou com a presença do Dr. Reinaldo Guimarães, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e do pesquisador Carlos Gadelha, da Fiocruz entre outros.

Ainda, a Sessão Temática “Ambiência para a Inovação” com o foco em “Compras Governamentais como Ferramenta de Política Tecnológica” contou com a participação do Dr. Zich Moysés Júnior, Diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECIIS) do Ministério da Saúde.

Duas atividades que reforçam a importância de temas estratégicos no que se refere ao potencial da C&T como ferramenta para enfrentar os desafios dos próximos anos.

A OPAS/OMS Brasil esteve presente na 4ª CNCTI por meio da representação institucional da Unidade de Medicamentos, Tecnologias e Pesquisa.

Confira no portal da conferência a toda a programação, a lista de convidados das sessões temáticas, paralelas e plenárias além de vídeos e notícias do evento.

null

Histórico

A primeira conferência, realizada em 1985 com a finalidade de criar propostas de ações para o recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia, estabeleceu um diálogo entre sociedade e governo depois de anos de regime autoritário. Segundo Davidovich, a 1ª CNCTI também foi a responsável por definir a estruturação de órgãos de apoio à pesquisa em ciência e tecnologia.

A segunda edição, realizada em 2001, deu maior importância aos modelos de financiamento fundamentado nos Fundos Setoriais, em prática desde 1999. Simpósios, plenárias e reuniões fizeram parte da programação do evento, com temas como a qualidade de vida no meio rural, a inovação em micro e pequenas empresas e os ecossistemas brasileiros. Também resultou na fundação do CGEE, via Lei n.º 10.406 de 10/01/2002. Esta lei determinou o regimento do Centro como associação civil sem fins lucrativos sob supervisão do MCT, dispondo suas finalidades e objetivos, além de sua organização e administração.

A terceira conferência aconteceu em 2005 com o tema “Desenvolvendo ideias para desenvolver o Brasil”. No esforço de mostrar à sociedade que CT&I são meios essenciais para o desenvolvimento brasileiro, gerando riqueza que deve ser distribuída pela população, o evento ressaltou a importância da educação de qualidade para seu crescimento. Os temas dos seminários temáticos foram inclusão social, gestão e regulamentação, geração de riqueza, áreas de interesse nacional e presença internacional. As propostas debatidas durante aquele ano serviram de subsídio para a formulação do Plano de Ação de CT&I 2007-2010.

Última atualização em Ter, 01 de Junho de 2010 11:27

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595