Home


O Ministério da Saúde, com o apoio da OPAS/OMS Brasil, realiza capacitação para investigação de óbitos por dengue

nullFoi realizado, em Brasília-DF, de 25 a 26 de maio, por meio do 11º Termo de Cooperção para Dengue, mantido entre a OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde, a capacitação de 26 técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de 14 Unidades Federadas (2 AM, 2 AP, 2 AC, 2 RJ, 2 PI, 2 AL, 2 RR, 2 PB, 2 PR, 2 TO, 2 RO, 1 MS, 1 GO e 1 PA), na investigação de óbitos por dengue. Além dos técnicos do Ministério da Saúde, a capacitação também teve como facilitadores, técnicos das seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação Ezequiel Dias e Universidade Federal do Maranhão.

 A capacitação teve como metodologia exposições dialogadas, trabalhos em grupos e estudos de casos, e com base nesta capacitação espera-se alcançar os seguintes objetivos:

-Instrumentalizar as vigilâncias epidemiológicas no processo de investigação;
-Identificar fatores relacionados à assistência do paciente com dengue que evoluíram para o óbito;
-Determinar o grau de evitabilidade dos óbitos;
-Subsidiar a adequação imediata dos processos de trabalho envolvidos no atendimento do paciente com dengue.

Segundo o último informe elaborado pelo Ministério da Saúde, em trabalho conjunto com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde,  foram notificados 447.769 casos de dengue até a semana 13 de 2010, e destes 2.561 casos graves de dengue (746 casos de Febre Hemorrágica do Dengue/Síndrome do Choque do Dengue e 1.815 casos de dengue com complicações). Em relação aos óbitos foram confirmados no Sinan 117 óbitos, uma redução de 7,8% em relação ao mesmo período de 2009 (127) óbitos. As Secretarias Estaduais de Saúde informaram que 82 óbitos suspeitos de dengue estão sendo investigados. Estes dados confirmam a oportunidade da capacitação e reforçam o seu caráter estratégico.

A Representação da OPAS/OMS no Brasil destaca a importância do evento, e considerada da mais alta relevância o processo de capacitação dos profissionais do SUS, e em especial aquelas voltadas para o problema da dengue, e reitera seu apoio técnico a esse processo alinhado a Estratégia de Cooperação mantida com o Governo Brasileiro 2008/2012.

Apresentações:

#1. Investigação de óbitos suspeitos de dengue

#2. Febre Hemorrágica da Dengue e Apresentações Graves: Definição e Rotina de Investigação

#3. Exames laboratoriais específicos para o diagnóstico de Dengue

#4. Manejo do paciente com dengue e febre hemorrágica do Dengue e novas definições

#5. Rotinas de vigilância epidemiológica da dengue

#6. Evidências obtidas a partir das Investigações de Óbitos - Parte 1

#7. Evidências obtidas a partir das investigações de óbitos – parte 2

 

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595