Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Cooperação internacional com o Haiti em recursos humanos

Uma missão de profissionais da área da Saúde do Brasil viajou neste sábado, 5 de junho de 2010, para o Haiti, com o objetivo de avaliar as necessidades de formação profissional técnica no país após o terremoto de janeiro. A intenção do grupo é elaborar de forma conjunta projetos de qualificação e formação de trabalhadores em vigilância em saúde, enfermagem, análises clínicas, radiologia e órtese e prótese.

O grupo brasileiro é formado por profissionais da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, escolas técnicas e consultores da Unidade Técnica de Política de Recursos Humanos em Saúde (TC 5/57) e do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS junto a SGTES/MS.

A agenda de trabalho da missão inclui contato com as autoridades dos Ministérios da Saúde, Educação e Assistência Social do Haiti para conhecer a oferta atual de serviços de saúde e educação, as legislações vigentes e os diagnósticos de necessidades de formação e qualificação técnica identificados, além de conhecer os projetos de qualificação já elaborados, o fluxo de serviços nas principais cidades haitianas e a participação das organizações não governamentais no trabalho de assistência. A missão permanece no Haiti até o dia 12 de junho, quando regressa ao Brasil. 
 
Participam da missão os seguintes profissionais:

Cláudia Maria da Silva Marques – consultora da OPAS/BRA junto a SGTES/MS

Marivand Maia Pinto – consultor da OPAS/BRA junto a SGTES

Clarice Aparecida Ferraz – Direção de Educação/MS

Ana Lúcia L. Abreu – Escola Técnica de Saúde do Acre

Sílvia M. Santiago – UNICAMP/SP

Silvana Martins Mishima – Escola Enfermagem Ribeirão Preto/USP

Adaílton Isnal – Escola Técnica de Saúde de Alagoas

Anamaria Corbo – Centro Colaborador OPAS/OMS/Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595