Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Home


FUNASA participa de reunião técnica sobre plano de segurança da água em Assis Brasil/ACRE

 No dia 21 de maio de 2010, técnicos  da Presidência da  FUNASA  e servidores da Coordenação Regional do Acre, participaram de uma reunião do projeto piloto do Plano de Segurança da Água - PSA que está sendo aplicado na fronteira do país, no município de Assis Brasil/Acre.

 O Projeto piloto da fronteira Bolívia, Brasil e Peru  é desenvolvido por meio da organização não governamental Fundação Sumaj Huasi da Bolívia, sob a responsabilidade dos consultores Raul Silveti, Félix Pompeyo F. Mayhua e Mercedes Guzmán, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e divulgação da Organização Panamericana da Saúde-Opas.

 A reunião contou também com a presença de representantes da sociedade civil, setor educacional da prefeitura (professores e alunos do ensino médio) e do Departamento Estadual de Água e Saneamento – DEAS, onde foram apresentadas as estratégias do PSA, demonstrados resultados da aplicação dos questionários para fundamentação do estudo, situação do sistema de abastecimento de água local. Na ocasião foram debatidos os problemas encontrados desde o manancial contribuinte até a planta de produção de água (ETA) do município. Destaques foram dados às questões ambientais, intermitência do sistema de abastecimento e a qualidade da água fornecida. Em contribuição a discussão foi avaliada questões relacionadas à ampliação da cidade, deficiências na estação de tratamento de água, apontadas as melhorias necessárias, bem como a importância da comunidade na preservação da área do manancial de abastecimento, desperdício de água e cuidados com contaminantes do esgotamento sanitário, agricultura e resíduos sólidos.

No desenvolvimento dos trabalhos foi colocada em pauta, juntamente com a comunidade local, a avaliação de riscos desde o manancial, passando pela planta de produção da água e finalizando no sistema de distribuição, onde foram destacados os riscos químicos, físicos e biológicos avaliados na pesquisa, acrescidos outros riscos apontados pela população durante as discussões sobre o sistema de abastecimento de água do município. Nos trabalhos a comunidade destacou os pontos críticos a serem monitorados e as ações corretivas, mediante os riscos levantados.

Ao final da discussão foi ressaltada a contribuição permanente da FUNASA em contemplar investimentos para fornecimento de água tratada em vários municípios do Acre, inclusive em Assis Brasil/AC e a importância da participação na elaboração do Plano de Segurança da Água.

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595