Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Encerra dia 30 de junho indicação para Prêmio Sérgio Arouca de Excelência em Atenção Universal à Saúde

As indicações, on-line, para a premiação encerram no próximo dia 30 de junho às 15 horas. A intenção do Prêmio Sérgio Arouca, proposto pelo Ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, é dar visibilidade às ações bem-sucedidas no campo de saúde pública, que representem avanços significativos nas condições de saúde das sociedades dos países em desenvolvimento das Américas e que sejam passíveis de replicação.

O Prêmio Sérgio Arouca de Excelência em Atenção Universal à Saúde homenageia Sérgio Arouca, brasileiro, profissional de saúde pública e legislador. Em toda a sua carreira, Arouca defendeu práticas inovadoras de saúde pública e foi eleito ao Congresso Nacional Brasileiro como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro.

O prêmio reconhece a importância da assistência de saúde universal e seu impacto nos povos das Américas e faz parte dos Prêmios para à Excelência em Saúde Pública Interamericana, um programa conjunto da Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Critérios

A iniciativa homenageia uma ou mais pessoas, instituições ou organizações governamentais ou não governamentais que se destacaram em um ou mais dos seguintes aspectos:

a)    Elaboração de política e estratégia nacional para atenção integral à saúde no ano anterior.
b)    Promoção dos programas de saúde e avanços para ampliar a cobertura, a equidade e a qualidade da atenção.
c)    Promoção e implantação de uma gestão eficaz dos sistemas de saúde, formulação de políticas para a assistência universal da saúde, promovendo tal legislação no marco da estrutura dos sistemas de saúde da nação.
d)    Elaboração de programas inovadores direcionados a grupos socialmente excluídos ou a populações geograficamente desfavorecidas.
e)    Introdução de programas criados de maneira inovadora para formação acadêmica e não acadêmica de profissionais da saúde que se dedicam à ampliação da assistência de saúde universal.
f)    Demonstração de eficácia nos esforços para incluir as comunidades no planejamento, gestão e avaliação dos programas de saúde.
g)    Preparação e execução de pesquisas relevantes sobre sistemas de atenção de saúde primária.

O agraciado receberá um prêmio em dinheiro, diploma de honra ao mérito e uma viagem paga a Washington, DC, para participar da cerimônia anual de Prêmios à Excelência no Evento de Saúde Pública Interamericana da OPAS/PAHEF, e será homenageado perante os ministros da Saúde da região na Reunião do Conselho Diretor da OPAS.

Memória

O Prêmio Sérgio Arouca de Excelência em Saúde Pública foi lançado em jantar realizado dia 29 de setembro de 2009, em Washington DC, pela Fundação Pan-Americana de Saúde e Educação (PAHEF) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), no âmbito do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).

No mesmo evento, a PAHEF fez a entrega dos prêmios Internacional de Excelência em Literatura da Saúde, Serviços Voluntários,  Saúde Pública Veterinária e Bioética. horas. A Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciaram no dia 30 de abril de 2010 as regras para participação no Prêmio Sérgio Arouca de Excelência em Atenção Universal à Saúde.

Para mais informações:

PAHEF

Prêmio Sérgio Arouca

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595