Skip to content

A OPAS/OMS participa do IV Encontro Nacional de TB/ I Fórum da Parceria Brasileira Contra a TB e da Cerimônia de Certificação de Estados e Municípios Prioritários

Imprimir E-mail

nullA Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em parceria com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde, a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, a Parceria Brasileira contra a Tuberculose, e o apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS) realizaram no Rio de Janeiro no período de 26 a 29 de maio de 2010, o IV Encontro Nacional de Tuberculose / I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose.

nullA abertura do evento foi feita pelo Dr. Gerson Penna, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, e contou com a presença da Drª Anete Trajman, Presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB); e o Dr. Ernesto Jaramillo, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A conferência de Abertura foi proferida pelo ex-presidente de Portugal Jorge Sampaio, atual embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) para as questões de tuberculose.

nullAs diversas ações e iniciativas brasileiras de prevenção e controle da tuberculose, um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, foram os focos do IV Encontro Nacional de Tuberculose e do I Fórum da Parceria Brasileira contra a Tuberculose. Os eventos ofereceram um espaço para o debate e a troca de experiências entre diversas instituições nacionais e internacionais parceiras do Ministério da Saúde.

 

A realização do I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose em conjunto com o IV Encontro Nacional de Tuberculose deu a dimensão da importância que a presença dos diferentes atores envolvidos no combate à tuberculose tem para toda a Comissão Organizadora. De forma a estimular e despertar o interesse dos futuros profissionais da área de saúde pela tuberculose, alunos de graduação de cursos da área de saúde participaram no IV Encontro de Tuberculose/I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose.

Acesse aqui a apresentação feita pelo consultor internacional da OPAS/OMS no Brasil, Dr. Alfonso Tenório no IV Encontro - O Apoio da OPAS-USAID no Controle da Tuberculose no Brasil

Ouça aqui o Podcast da Secretária Executiva da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose – Ana Glória Pires (ONG BENFAM)

null
Em uma atividade prévia ao IV Encontro Nacional de Tuberculose e I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose, no dia 25 de maio, o PNCT promoveu a certificação de 15 estados, o Distrito Federal e 114 municípios prioritários o ministério da Saúde por terem alcançados importantes metas no controle da tuberculose. (Acesse aqui a lista completa dos municípios e estados certificados)

 

nullA avaliação para a premiação foi feita com base em seis critérios epidemiológicos, três deles tomando os dados do ano de 2007 (percentual de cura, abandono de tratamento e proporção de casos com dados sobre o encerramento do tratamento) e os demais com dados de 2008 (realização de teste de HIV em paciente com TB, proporção de casos em retratamento que realizam exame de cultura e percentual de cobertura do tratamento diretamente observado).

Três estados (MS, SC e SP), além de sete municípios (Campo Grande-MS, Curitiba-PR, Goiânia-GO, Palmas-TO, Guarapari-ES, Itaquaquecetuba-SP, Criciúma), tiveram destaque por terem alcançado resultados positivos em diversos dos indicadores avaliados.  O DF e Joinvile-SC atingiram as metas em todos.

Mais imagens da cerimônia de certificação

null

null

*Fotos de Adriano Schimit - Assessoria de Comunicação Social/Ministério da Saúde-RJ

Última atualização em Qua, 09 de Junho de 2010 15:37

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595