Skip to content

OPAS/OMS estreita parceria com Fiocruz Brasília, que inaugura instalações

Imprimir E-mail

O novo prédio da Fiocruz Brasília, que abriga a Diretoria Regional de Brasília (Direb) e o programa Escola de Governo em Saúde (EGS), foi inaugurado no dia sete de junho de 2010. Localizada no campus da UnB, a moderna edificação consolida o estreitamento da cooperação entre a Fiocruz e a UnB e também com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. A inauguração ocorreu no âmbito do aniversário de 110 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), completados em 25 de maio.

Participaram da solenidade de inauguração do prédio o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que representou o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia); o reitor da UnB, José Geraldo de Souza Júnior; o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) Diego Victoria, o gerente da Unidade Técnica de Política de Recursos Humanos da OPAS/OMS (TC 8/57), Felix Rigoli, e coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS (TC 41), José Paranaguá de Santana, entre outras autoridades.

Em sua fala, Paulo Gadelha destacou as parcerias firmadas com todas as universidades abertas do SUS. “A Fiocruz a cada dia se consolida como referência da política externa de saúde do país e uma Escola desse porte, com capacidade para capacitar até 700 alunos de uma vez, é um ganho para o Brasil”, afirmou. Gadelha salientou também que os dois principais programas a serem instalados na nova sede contam com a participação da OPAS/OMS, via TC 41 e 57, ambos com projeções no contexto nacional e internacional: a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.

Em seu discurso, o ministro da Saúde José Gomes Temporão disse que “quanto mais unidades da Fiocruz no País, melhor para a saúde brasileira”. E destacou: “A implantação dessa EGS em Brasília foi um dos 22 pontos do meu discurso de posse. Inaugura-la é também prestar contas públicas desse compromisso”.

O prédio da Fiocruz Brasília ocupa uma área de 10 mil m² e consiste em quatro blocos distintos, que abrigam as áreas administrativas, de ensino, pesquisa, um auditório para 200 pessoas e um espaço para exposições.


 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595