Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Cooperação Técnica da OPAS com a SESAB avança na área de Assistência Farmacêutica

Onull Objetivo central da cooperação é o de aprimorar o modelo de Políticas de Medicamentos e de Gestão da Assistência Farmacêutica no Estado da Bahia. Iniciada em 2009 a cooperação alcançou importantes objetivos, destacando-se a elaboração da Relação Estadual de Medicamentos Essências (RESME), a capacitação de profissionais do SUS em prescrição e uso racional de medicamentos, além de implantação da Atenção farmacêutica na rede baiana de farmácias populares do Brasil.

A cooperação técnica da OPAS com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SESAB) esta estruturada através do Termo de Cooperação 53 e tem como finalidade o desenvolvimento de políticas, serviços de saúde amigáveis, integrais, diferenciados,  sistemas de informação, monitoramento e avaliação, recursos humanos e participação juvenil e comunitária para trabalhar nos determinantes sociais da gênese dos principais problemas dos e das adolescentes, tanto no nível central, como nos níveis de estados e municípios priorizados, com enfoque de gênero e raça.

A implementação e Avaliação da Agenda de Fortalecimento da Funções Essenciais da Saúde Pública no Sistema Único de Saúde no estado da Bahia é uma das ações articuladores da cooperação técnica da OPAS e a SESAB.

No marco do TC 53 um dos Resultados Esperados é o aprimoramento do modelo de Políticas de Medicamentos e de Gestão da Assistência Farmacêutica no Estado da Bahia, com ações específicas, mas articuladas com o sistema de saúde, buscando garantir qualidade na assistência aos pacientes, garantindo o acesso e o uso racional dos medicamentos. Esta cooperação ocorre entre a Unidade Técnica de Medicamentos ,Tecnologia e Pesquisa da OPAS e a Superintendência de Assistência Farmacêutica,Ciência e Tecnologia em Saúde – SAFTEC.

As principais ações desenvolvidas são:

1.Utilização da Relação Estadual de Medicamentos – RESME como estratégia para a Promoção do Uso Racional de Medicamento.

2.Implantação da rede de Farmacovigilância na rede de serviços hospitalares públicos do Estado da Bahia.

3.Implementação da prática da Atenção Farmacêutica na Rede Baiana de Farmácias Populares do Brasil

4.Capacitação de profissionais de saúde para o uso racional de medicamentos.

5.Qualificação do Centro de Informação sobre Medicamentos do Estado da Bahia.

6.Apoio à realização de estudo de logística para a distribuição eficiente de medicamentos e insumos para a SESAB.

7.Apoio à implantação do sistema de monitoramento e avaliação da Assistência.

8.Farmacêutica no Estado da Bahia.

9.Apoio à implantação de ações de fitoterapia no SUS-Bahia.

Veja Relatório Parcial.

Além destas ações iniciou-se a implantação do programa "Medicamento em Casa junto ao Serviços Diferenciados, Amigáveis e Confidenciais para Adolescentes" nas maternidades Tsylla Balbino, Magalhães e IPERBA no estado da Bahia, fortalecendo estes serviços com a disponibilização dos medicamentos anticoncepcionais as adolescentes e a orientação quanto ao seu uso adequado.

Veja a apresentação e o Projeto Medicamento em Casa.

Veja também a página Web da SESAB
.

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595