Skip to content

O Projeto AMI/RAVREDA (USAID-OPS) participa do Semi-Annual Malaria Oversight Committee Meeting

Com a participação do Ministro da Saúde, Dr. Lesley Ramsammy como chairman, desenvolveu-se na tarde de 31 de maio de 2010, a primeira Reunião Nacional de Malaria Oversight Committe em Georgetown - Guyana

 

nullEstiveram presentes outras autoridades do Ministério da Saúde assim como do Ministério da Educação. Pela OPS/OMS participaram o Dr. Nicolás Ceron, consultor para Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis em Guyana e Dra. Mayira Sojo-Milano, Consultora Coordenadora do Projeto AMI/RAVREDA da OPAS/OMS em Brasilia, para sete países da Bacia Amazónica que seguem esta iniciativa. O Dr. Ramsammy destacou a importância da malária como problema de saúde pública em Guyana e a estratégia da prevenção e controle desta endemia. Destacou-se a importância de incorporar aos profissionais de saúde no âmbito público e privado o uso sistemático dos Guias Nacionais de Tratamento Antimalárico. Igualmente, destacou-se a importância de reforçar o país com treinamentos em Entomología em Saúde Pública com ênfases em malária. O Ministério da Saúde decidiu mudar o nome do comitê por um mais integrador: National Vector Borne Diseases Oversight Committee.

Guyana trabaja atualmente na proposta para a 10a. Ronda do Fundo Global. Muitas das estatégias e ferramentas do projeto AMI/RAVREDA, em desenvolvimento desde 2002 no país, servem de suporte a esta proposta.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595