Boletins Panaftosa

Home


Farmacêuticos Gestores da SAFTEC/SESAB participarão de Curso Virtual em Serviços Farmacêuticos (SF) baseados em Atenção Primária em Saúde (APS)

Imprimir E-mail

nullO curso virtual sobre serviços farmacêuticos baseados em APS renovada que estará disponível no "Campus Virtual em Saúde Pública" da OPAS (CVSP), será lançado como piloto no mês de agosto de 2010.

A OPAS e o DAF/MS estão selecionando quatro farmacêuticos gestores da assistência farmacêutica no país para participarem do curso e fortalecerem a iniciativa regional. Serão mais de 12 países da América Latina, Central e Caribe que participam desta primeira fase.

Este curso é parte da iniciativa de Serviços Farmacêuticos baseados em APS que está localizada no projeto Medicamentos e Tecnologia, o qual está em consonância com a nova visão da área de Sistemas de Saúde baseadas em APS da OPAS.

Será na modalidade à distância com apoio tutorial e esta baseado em cursos já disponíveis no CVSP como o de APS e Determinantes em Saúde e para a parte mais específica de serviços farmacêuticos terá como base (mas não será o único) o documento Guia de Serviços Farmacêuticos baseados em APS que esta sendo desenvolvido por um grupo de trabalho Regional. A coordenação acadêmica do curso estará a cargo da Dra. Vera Luiza do NAF/ENSP/FIOCRUZ e contará com o apoio de COHAN e o Grupo de pesquisa e desenvolvimento da Atenção Farmacêutica (GPDAF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e que conta com a participação da UTMTP da OPAS Brasil, NASF/Fiocrus, e muitos outros centros colaboradores da OPAS na América Latina e Caribe.

Neste primeiro curso esta se envolvendo principalmente profissionais Gestores da Saúde, previdência social e universidades, que tenham capacidade de decisão e liderança para ajudarem a disseminar e implantar a proposta em seus países.

Trata-se, portanto de curso piloto que será disseminado para todos os países das Américas em sua segunda fase.

Serão mais de 12 países da América Latina, Central e Caribe que participam desta primeira fase.

Última atualização em Ter, 22 de Junho de 2010 16:25
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595