Skip to content

OMS publica orientações para uso de medicamentos em crianças

nullA OMS publicou o Guia com as orientações dirigidas aos profissionais médicos de como usar os mais de 240 medicamentos essenciais para crianças com menos de 13 anos. O Guia foi publicado no mês de Junho e traz dados sobre uso, dosagem e efeitos colaterais dos medicamentos e alertas sobre quais crianças não devem tomá-los.

 "Sem um guia global, muitos profissionais da saúde tinham que receitar remédios com base em evidências muito limitadas", afirmou o médico, em nota. "Para serem eficazes, os remédios devem ser escolhidos cuidadosamente e a dose deve ser ajustada de acordo com a idade, o peso e as necessidades das crianças" (Hans Hogerzeil, da OMS).

Alguns países já têm suas próprias instruções sobre a prescrição de remédios para crianças, mas agora há padrões universais.

O documento publicado em inglês deverá ser traduzido para o português, é o que planeja a Unidade Técnica de Medicamentos tecnologias e Pesquisa da OPAS Brasil, que já mantém as primeiras reuniões com o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/SCTIE/MS) da Secretaria de Ciência e Tecnologia do MS. Segundo o Diretor do DAF, Dr. José Miguel da Nascimento Junior, esta publicação vai contribuir com o trabalho que o órgão esta realizando com a cooperação técnica da OPAS, na atualização sistemática da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, RENAME 2010 e do Formulário Terapêutico Nacional, FTN.

Segundo a OMS cerca de 8,8 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem todos os anos, muitas de doenças como diarréia e pneumonia, que poderiam ser evitadas com o uso correto dos remédios.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595