Skip to content

Ministério da Saúde do Peru dará continuidade ao projeto CIRHUS

Imprimir E-mail

Ao final da primeira edição do Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde – CIRHUS – no Peru, o Ministro da Saúde, Oscar Ugarte Ubilluz, revelou que o governo de seu país tem interesse em dar continuidade ao projeto. A informação foi divulgada em reunião entre o ministro e o coordenador do Programa de Cooperação Internacional da OPAS/OMS no Brasil (TC 41), José Paranaguá de Santana, no dia 29 de abril de 2010, em Lima. Na reunião, também ficou definido que a continuidade do trabalho ocorrerá no âmbito do Plano de Ação do GT/RH da UNASUL Saúde.

Também participaram da reunião com o ministro Oscar Ugarte Ubilluz o diretor de RH do Ministério da Saúde, Manuel Nuñez, o diretor da Faculdade de Saúde Pública, Victor Raúl Cuba Ore, os consultores da OPAS/Peru, Monica Padilha e Giovani Escalante, e as coordenadoras do Projeto CIRHUS/UFRN, Janete Castro e Rosana Alves Villar.
 
O TC 41 apóia quatro países da sub-região andina (Chile, Colômbia, Equador e Peru) no fortalecimento de capacidades nacionais de liderança e condução de políticas de recursos humanos no marco do Chamado à Ação de Toronto, mediante cursos de especialização em gestão de políticas de recursos humanos em saúde, com a metodologia CADRHU/CIRHUS. Esses cursos estão sendo implantados com apoio da equipe CADRHU e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na Universidad Central del Ecuador/Instituto de Salud Pública, no Equador; Universidad Peruana Cayetano Heredia/Escuela de Salud Pública, no Peru; e Universidad del Valle e Universidad del Bosque, na Colômbia. A avaliação dos resultados do projeto na Região Andina será feita em outubro, na UFRN, em Natal.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595