Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Secretaria Executiva da UNA-SUS faz sua primeira reunião de trabalho

Com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) realizou sua primeira reunião de trabalho hoje (08 de julho de 2010) no gabinete do titular da SGTES/MS, Francisco Campos, que é o presidente do Colegiado Institucional da UNA-SUS. A Secretaria Executiva da universidade funcionará nas instalações da Fiocruz/Brasília, no campus da UnB.

O Assessor Técnico Principal da Secretaria Executiva é José Paranaguá de Santana- coordenador do Programa de Cooperação Internacional (TC 41) da OPAS/OMS; Antônio Ferreira Lima Filho (SGTES) é o Coordenador Administrativo/MS; Marcos Mandelli (Fiocruz) é o Coordenador Administrativo/Fiocruz e Vinícius Oliveira (consultor da OPAS) é o Consultor Técnico. O Colegiado Institucional da UNA-SUS tem cinco integrantes, dois representam a SGTES/MS: as Diretoras Ana Estella Haddad e Márcia Sakai; dois representam a Fiocruz: Antônio Ivo de Carvalho, Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e Maria do Carmo Leal, Vice-Presidente de Ensino, e Felix Rigoli, gerente da Área de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS no Brasil.

A Secretaria Executiva da UNA-SUS foi instituída por meio da Portaria GM 1.325 de 28 de maio de 2010 com a missão de coordenar um processo de fortalecimento institucional da Universidade Aberta de modo a assegurar a execução e a sustentabilidade de seu programa de trabalho; articular as diversas instâncias da SGTES/MS, da Fiocruz e da OPAS/OMS envolvidas com a implantação e o fortalecimento da UNA-SUS, visando dotá-la de instrumental técnico e administrativo para a execução de seu programa de trabalho; apoiar tecnicamente a UNA-SUS em suas articulações com as diversas secretarias do Ministério da Saúde e com as SES, as SMS e as instituições educacionais, além de propiciar apoio às equipes técnicas encarregadas do programa de trabalho da instituição.

A UNA-SUS é uma estratégia baseada em uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, destinada a atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS, atualmente envolve 15 universidades federais e estaduais, além da Fiocruz. A UNA-SUS foi lançada pelo Ministro da Saúde José Gomes Temporão em 18 de junho de 2008.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595