Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Anvisa disponibiliza consulta pública para propor exigência de preparações alcoólicas em clínicas e hospitais

nullHospitais e clínicas de todo país deverão disponibilizar preparações alcoólicas para que profissionais de saúde higienizem as mãos. É o que prevê a Consulta Pública 68/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece também como as formulações devem estar disponíveis para os profissionais: nas formas gel, líquida, espuma, entre outras.

Com essa medida, a Agência pretende aumentar a adesão dos profissionais de saúde ao procedimento de higienização das mãos. A Anvisa estima que, no Brasil, a adesão dos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas  e outros) à higiene das mãos seja aproximadamente 40%, uma taxa considerada baixa. A proposta da Anvisa exige que a preparação alcoólica para as mãos seja colocada nos pontos de assistência e tratamento, salas de triagem, salas de pronto atendimento e unidades de urgência e emergência. Além disso, o produto deverá ser disponibilizado em ambulatórios, clínicas e consultórios de serviços de saúde, serviços de atendimento móvel e nos locais em que são realizados quaisquer procedimentos invasivos.
 nullOs dispensadores contendo as preparações alcoólicas deverão ficar em lugar visível e de fácil acesso, à beira do leito do paciente, de forma que os profissionais de saúde não necessitem deixar o local de assistência de tratamento para higienizar as mãos.
A representante da Anvisa explica, ainda, que apesar de algumas clínicas e hospitais já disponibilizarem o produto para higienização das mãos, o procedimento não é obrigatório.
O serviços de saúde terão 180 dias para se adaptarem às exigências da Anvisa. A instituição  poderá optar por preparação alcoólica adquirida comercialmente, devidamente regularizada junto à Agência, ou produto manipulado em farmácias hospitalares e magistrais, em conformidade com as exigências sanitárias vigentes.

Padrão ouro

Evidências científicas mostram que a preparação alcoólica para as mãos apresenta maior eficácia, quando comparada à água e ao sabonete líquido, para higienização das mãos. Sendo  assim, a Organização Mundial da Saúde tem priorizado o uso de preparações alcoólicas como  padrão ouro para esse procedimento.

Os cinco momentos para higienização das mãos OPAS/OMS

Contribuições A Consulta Pública 68/2010 ficará aberta por sessenta dias.  As sugestões para proposta  da Anvisa deverão ser encaminhadas por escrito para o endereço da Agência Nacional de Vigilância Sanitária –  SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Lote 200 - Bloco D – 2º andar, Brasília/DF, CEP 71205-050, por fax (61) 3462-4014 ou para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Cartazes

 Higienização simples das mãos 
  Anti-sepsia ou Preparo Pré-Operatório das Mãos 
  Higienização das Mãos com preparações alcoólicas (Gel ou Solução a 70% com 1-3% de Glicerina) 
  5 Momentos para Higienização das Mãos
   
  Vídeos

  Salve vidas: higienize suas Mãos
  Passo a passo para Higienização das Mãos
   
 Manuais e Guias

  Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Higienização das mãos  
  http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/index.htm

 

Fonte parcial: Danilo Molina - Imprensa/Anvisa

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595