Skip to content

As Secretarias Municipal e de Estado da Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e Ministério da Saúde, com o apoio da OPAS/OMS no Brasil, discutem o Plano Municipal para Dengue 2010/2011

nullNo dia 6 de julho, se reuniram na Sede da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, técnicos das Secretarias Municipal e de Estado da Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde, e da Representação da OPAS/OMS no Brasil para discutir as ações propostas no Plano Municipal de Prevenção e Controle da Dengue do Rio de Janeiro para 2010/2011. Esta atividade faz parte, dentre outras, do apoio prestado pela Representação da OPAS/OMS no Brasil quanto à cooperação técnica na área de prevenção e controle de doenças transmissíveis, com ênfase na dengue.

nullO grupo técnico discutiu as ações propostas para o plano municpal, em seus sete macro componentes: vigilância epidemiológica; combate ao vetor; integração com atenção básica;assistência aos pacientes; ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social; capacitação de recursos humanos e gestão do plano. A reunião teve como formato a realização de exposições dialogadas, seguidas de discussões e apresentação de propostas. Fico sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro a sistematização, avaliação e incorporação ao plano das sugestões, e foi proposta uma reunião específica para discussão do componente de combate ao vetor, como data tentativa para os dias 15 e 16 de julho.

A Representação da OPAS/OMS no Brasil destaca a relevância e importância das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e pelas  Secretarias Municipal e de Estado da Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro,  principalmente quanto ao aprimoramento do  plano municipal para prevenção e controle da dengue, e reitera seu apoio técnico alinhado a Estratégia de Cooperação mantida com o Governo Brasileiro.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595