Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Acesso e Inovação para a Saúde: uma Plataforma Regional

Sample ImageNos dias 23 e 23 de junho se reuniram na sede do Instituto Stela em Florianópolis - SC, os consultores da OPAS/OMS WDC, OPAS/OMS BRA e representantes do INFOMED Cuba com a finalidade de iniciar um projeto para a construção da Plataforma Regional de Acesso e Inovação para a Saúde nas Américas.

O ciclo de inovação para a saúde é um processo complexo que depende do relacionamento de vários atores e etapas para ser efetivo. A região das Américas conta com todos os componentes deste ciclo sendo que, nem sempre, estão estabelecidos de maneira efetiva e eficiente. O objetivo da plataforma é facilitar a interação produtiva dos integrantes.

A reunião, na sede do Instituto Stela, contou com a presença da Dra. Analia Pórras e Dra. América Valdes (OPAS/OMS WDC) e do Dr. Victor Diaz e Dr. Carlos Reyes (INFOMED Cuba) além da Dra. Giselle Calado (OPAS/OMS BRA).

Com um primeiro momento de apresentação da proposta pela Dra. Analia para o Instituto Stela, que irá desenvolver a plataforma, o projeto prevê a construção de quatro grandes blocos de informação com enfoque em: redes sociais, banco e transferência de conhecimento, núcleo central de informação e desenvolvimento de capacidades.

O Instituto Stela foi escolhido por sua expertise na área de desenvolvimento de plataformas tecnológicas web como, por exemplo, a Plataforma Lattes (plataforma de Curriculum vitae de pesquisadores e instituições de C&T brasileiros) e Portal Inovação, ambos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Sample ImageA OPAS/OMS espera que a plataforma facilite a interação produtiva dos integrantes dos sistemas de inovação para a saúde além das barreiras institucionais, do país ou do setor de origem. A plataforma, ainda, servirá como canal para promover a transparência e o fluxo de informação necessária para impulsionar o desenvolvimento dos produtos para a saúde prioritários para as Américas.

Inicialmente, a Plataforma será construída entorno das prioridades de inovação para Doença de Chagas e outras doenças negligenciadas. Espera-se que logo sejam incorporados outros temas, como produtos biotecnológicos. Com seu desenvolvimento, a Plataforma contemplará todo o espectro de medicamentos essenciais, produtos biológicos e de diagnósticos.

Mais informações na página web do Escritório Central da OPAS/OMS em Washington (em espanhol).

Para ter acesso ao folder do projeto, clique aqui (em espanhol).

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595