Skip to content

Acesso e Inovação para a Saúde: uma Plataforma Regional

Imprimir E-mail

Sample ImageNos dias 23 e 23 de junho se reuniram na sede do Instituto Stela em Florianópolis - SC, os consultores da OPAS/OMS WDC, OPAS/OMS BRA e representantes do INFOMED Cuba com a finalidade de iniciar um projeto para a construção da Plataforma Regional de Acesso e Inovação para a Saúde nas Américas.

O ciclo de inovação para a saúde é um processo complexo que depende do relacionamento de vários atores e etapas para ser efetivo. A região das Américas conta com todos os componentes deste ciclo sendo que, nem sempre, estão estabelecidos de maneira efetiva e eficiente. O objetivo da plataforma é facilitar a interação produtiva dos integrantes.

A reunião, na sede do Instituto Stela, contou com a presença da Dra. Analia Pórras e Dra. América Valdes (OPAS/OMS WDC) e do Dr. Victor Diaz e Dr. Carlos Reyes (INFOMED Cuba) além da Dra. Giselle Calado (OPAS/OMS BRA).

Com um primeiro momento de apresentação da proposta pela Dra. Analia para o Instituto Stela, que irá desenvolver a plataforma, o projeto prevê a construção de quatro grandes blocos de informação com enfoque em: redes sociais, banco e transferência de conhecimento, núcleo central de informação e desenvolvimento de capacidades.

O Instituto Stela foi escolhido por sua expertise na área de desenvolvimento de plataformas tecnológicas web como, por exemplo, a Plataforma Lattes (plataforma de Curriculum vitae de pesquisadores e instituições de C&T brasileiros) e Portal Inovação, ambos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Sample ImageA OPAS/OMS espera que a plataforma facilite a interação produtiva dos integrantes dos sistemas de inovação para a saúde além das barreiras institucionais, do país ou do setor de origem. A plataforma, ainda, servirá como canal para promover a transparência e o fluxo de informação necessária para impulsionar o desenvolvimento dos produtos para a saúde prioritários para as Américas.

Inicialmente, a Plataforma será construída entorno das prioridades de inovação para Doença de Chagas e outras doenças negligenciadas. Espera-se que logo sejam incorporados outros temas, como produtos biotecnológicos. Com seu desenvolvimento, a Plataforma contemplará todo o espectro de medicamentos essenciais, produtos biológicos e de diagnósticos.

Mais informações na página web do Escritório Central da OPAS/OMS em Washington (em espanhol).

Para ter acesso ao folder do projeto, clique aqui (em espanhol).

Última atualização em Qui, 15 de Julho de 2010 19:11

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595